Considerando as transformações vivenciadas em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional, ponderando a possibilidade coletiva de produção de conhecimento oriunda dessas mudanças, pontuamos ser pertinente o desenvolvimento de projetos educacionais que ressaltem o uso da História da Matemática (HM) e das Tecnologias Digitais (TD) na Educação Matemática. Assim, evidenciando as contribuições de referenciais da Ciência, como orientadores para diversos setores de processos formativos, o presente resumo é fruto de pesquisa de mestrado, em andamento, que se fundamenta na Aliança entre tendências em Educação Matemática, HM e TD, em prol do ensino. Portanto, tem como objeto o conteúdo do documento The description of a new instrument for taking angles (A descrição de um novo instrumento para tomar ângulos - tradução em português) produzido pelo inglês John Hadley (1681-1744), dando tratamento histórico e didático. Logo, o objetivo do estudo consiste em exibir resultados da análise do documento histórico supracitado discutindo possíveis potencialidades didáticas, de modo ainda a culminar na apresentação de um protótipo de Produto Educacional baseado na Aliança entre HM e TD, ressignificando nossa perspectiva de futuro à luz das possibilidades de compreensão do ensino de Matemática. Para tanto, se sustenta em abordagem qualitativa de pesquisa com procedimentos bibliográfico e documental, de modo que temos reunido materiais como livros e artigos que apresentem informações sobre Hadley, sua produção e contexto, e usamos tais subsídios na análise do documento. Em um estudo preliminar do material, observamos que consiste na descrição de um instrumento matemático, octante reflexivo, que fazia o uso de espelhos móveis fixados em uma estrutura de madeira para calcular distâncias durante expedições marítimas. Avançando na análise deste documento, usamos os dados coletados e selecionamos situações/problemas inerentes a elaboração e manipulação do octante reflexivo e usamos a TD do Objeto de Aprendizagem (OA) para elaborar sequência didática.