Lembrar que ações diversas que compõem o processo de investigação em si já nos acompanham desde muito cedo na vida, seja em algumas de nossas ações realizadas cotidianamente, seja nos livros, filmes etc. com os quais nos entretemos, faz-nos diminuir o receio sentido perante o momento de iniciação nas investigações em Educação Matemática. Além disso, muitas das dúvidas quanto à sistematização referente às exigências acadêmicas para pesquisas, algumas destas bastante comuns quando se trata de investigações educacionais, podem ser esclarecidas a partir de referências e orientações da própria área da Educação Matemática, sendo possível também encontrarmos muitos direcionamentos, indicações e reflexões em outros escritos na literatura em geral que abordam, de certo modo, outros tipos de investigações. Nesse sentido, meu objetivo com este estudo é que a partir de uma investigação de caráter bibliográfico, possa buscar por pontos de convergência entre ações na investigação em Educação Matemática e em outras investigações, para então refletir de modo a esclarecer pontos sobre o processo que envolve o pesquisar em Educação Matemática. Tal estudo, trouxe a oportunidade de compreender o processo de realizar pesquisa como sendo parte de um todo muito mais amplo, passível de receber contribuições de investigações em outras áreas. Desse modo, espero estar contribuindo para as discussões acerca do tema.