Compreendemos que a Matemática esteve e está em desenvolvimento em diferentes regiões do planeta. A exemplo disso, destacamos as contribuições de estudiosos islâmicos medievais, entre eles al-Biruni (973 – 1048). Assim, este texto é fruto de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, tendo como objetivo transformar o conteúdo do documento A Cronologia das Nações Antigas em um Objeto de Aprendizagem (OA) para a Matemática, à luz da aliança entre as tendências em Educação Matemática História da Matemática (HM) e Tecnologias Digitais (TD). Considerando transformações vivenciadas, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional, entendemos que propostas dessa natureza ressaltam possibilidade de produção coletiva de conhecimento em prol da compreensão do ensino de Matemática que, por meio da HM aliada as TD, permite olhar para o passado, compreender o presente e ressignificar o futuro. Ressaltando contribuições dos referenciais da Ciência como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, particularmente, para formação de professores, ponderamos que o Produto Educacional desenvolvido seja aplicado e validado em um espaço formativo com professores de Matemática. Portanto, este texto almeja apresentar estudo histórico didático do documento A cronologia das nações antigas, culminando em um projeto educacional no formato de OA para Matemática. Nesta ótica, a presente pesquisa possui metodologia qualitativa com procedimentos bibliográfico e documental, sendo feito um levantamento de fontes sobre al-Biruni e seu contexto, sobre a Aliança, a História da Matemática Islâmica Medieval e os Objetos de Aprendizagem. Após escolha e localização do documento, tem sido realizada a análise documental de seu conteúdo. Como resultado preliminar se observa que o documento referencia algumas festas armênicas, tem influência do islã e busca explicar a natureza em sua totalidade, incluindo o dia e a noite. Tais elementos podem ser acionados em atividades-históricas-com-tecnologia e usados no OA que apresentamos.