O projeto “Math en Jeans” acontece na França desde 1989, e foi trazido ao Brasil a partir de 2019 pelo SESI-RJ, colocando grupos de alunos da escola básica, acompanhados por seus professores, sob orientação pesquisadores profissionais em matemática, que lhes propõem temáticas de pesquisa e lhes orientam por cerca de seis meses. Ao final, os grupos apresentam seus trabalhos em congresso e produzem artigos com os resultados de sua iniciação científica. O presente trabalho busca contextualizar o desenvolvimento do projeto Math en Jeans em território nacional, apresentando breve histórico de realização e articulando sua proposta com perspectivas teóricas da Educação Matemática (como Victor Giraldo, Ole Skovsmose, Jo Boaler e outros). O trabalho acompanha o desenvolvimento de 12 grupos de iniciação científica, situados em escolas da rede SESI do Rio de Janeiro, ao longo do período da última realização do projeto, entre setembro de 2022 e maio de 2023, e analisa os resultados observados no desenvolvimento acadêmico dos alunos participantes, e no desenvolvimento profissional docente dos professores envolvidos, tomando como ferramenta de análise apontando caminhos possíveis na direção de uma educação mais crítica, problematizada e aberta. O acompanhamento foi realizado por meio de registro de respostas a perguntas direcionadas em formulário online e em conversas com alunos e professores, e pensados a partir do modelo de Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin.