Artigo CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-77-9

FATO OU FAKE: A UTILIZAÇÃO DO TIKTOK PARA DISSEMINAR CONTEÚDO MATEMÁTICO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 13 - Educação Matemática
"2024-01-24 12:21:15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105764
    "edicao_id" => 333
    "trabalho_id" => 4140
    "inscrito_id" => 396
    "titulo" => "FATO OU FAKE: A UTILIZAÇÃO DO TIKTOK PARA DISSEMINAR CONTEÚDO MATEMÁTICO"
    "resumo" => "Essa pesquisa objetivou identificar os desafios e possibilidades na conscientização dos conteúdos consumidos pelos alunos no aplicativo TikTok na disciplina de Matemática, verificando se as informações compartilhadas da disciplina citada é fato ou Fake News com base em pesquisas aleatórias e assunto de interesse. Tivemos o seguinte questionamento: Quais desafios e possibilidades encontradas nas aulas de Matemática para conscientizar a verificação de fatos e de Fake News compartilhado no Tiktok sobre a referida disciplina? Trata-se uma pesquisa com abordagem qualitativa (Minayo, 2011). Dividimos nosso aporte teórico em discussões sobre diferentes autores que abordassem primeiramente as TIC’s para que na segunda etapa abordássemos as possibilidades do Tiktok como ferramenta de ensino e os possíveis entraves de acordo com Freire (1996). Após o estudo realizado compreendemos que um dos maiores desafios na verificação dos conteúdos consumidos no TikTok sobre os conceitos Matemáticos, se dá muitas vezes por a imaturidade de manuseio do aplicativo ou a preferência de credibilizar o que é imediato, sem muitas vezes ter a certificação cientifica. Como possibilidades, acreditamos que o uso do TikTok nas aulas de Matemática torna o ensino bem mais atrativo, dinâmico e emancipador. Como também é uma das possibilidades como ferramenta de ensino. utilizando as TIC's."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID396_TB4140_20062023220840.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:29:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LYANKA LEONARA DA COSTA AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "LYANKA"
    "autor_email" => "lyanka_liih@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-matematica-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT13"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031d4ed75f0_26032024160902.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:21:15"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105764
    "edicao_id" => 333
    "trabalho_id" => 4140
    "inscrito_id" => 396
    "titulo" => "FATO OU FAKE: A UTILIZAÇÃO DO TIKTOK PARA DISSEMINAR CONTEÚDO MATEMÁTICO"
    "resumo" => "Essa pesquisa objetivou identificar os desafios e possibilidades na conscientização dos conteúdos consumidos pelos alunos no aplicativo TikTok na disciplina de Matemática, verificando se as informações compartilhadas da disciplina citada é fato ou Fake News com base em pesquisas aleatórias e assunto de interesse. Tivemos o seguinte questionamento: Quais desafios e possibilidades encontradas nas aulas de Matemática para conscientizar a verificação de fatos e de Fake News compartilhado no Tiktok sobre a referida disciplina? Trata-se uma pesquisa com abordagem qualitativa (Minayo, 2011). Dividimos nosso aporte teórico em discussões sobre diferentes autores que abordassem primeiramente as TIC’s para que na segunda etapa abordássemos as possibilidades do Tiktok como ferramenta de ensino e os possíveis entraves de acordo com Freire (1996). Após o estudo realizado compreendemos que um dos maiores desafios na verificação dos conteúdos consumidos no TikTok sobre os conceitos Matemáticos, se dá muitas vezes por a imaturidade de manuseio do aplicativo ou a preferência de credibilizar o que é imediato, sem muitas vezes ter a certificação cientifica. Como possibilidades, acreditamos que o uso do TikTok nas aulas de Matemática torna o ensino bem mais atrativo, dinâmico e emancipador. Como também é uma das possibilidades como ferramenta de ensino. utilizando as TIC's."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID396_TB4140_20062023220840.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:29:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LYANKA LEONARA DA COSTA AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "LYANKA"
    "autor_email" => "lyanka_liih@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-matematica-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT13"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031d4ed75f0_26032024160902.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:21:15"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 333
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-matematica-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT13"
        "logo" => null
        "capa" => "66031d4ed75f0_26032024160902.jpg"
        "timbrado" => "65b12aeb69856_24012024122115.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:21:15"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:09:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 333
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-matematica-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT13"
        "logo" => null
        "capa" => "66031d4ed75f0_26032024160902.jpg"
        "timbrado" => "65b12aeb69856_24012024122115.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:21:15"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:09:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 209
                "edicao_id" => 333
                "codigo" => "978-85-61702-77-9"
                "capa" => "66031d4eda332_26032024160902.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ABIGAIL FREGNI LINS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ABIGAIL FREGNI LINS (UEPB)<br />\r\n
                  ADRIANA RICHIT (UFFS)<br />\r\n
                  ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF (UFF)<br />\r\n
                  ANDR&Eacute;A DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n
                  CARLA (UEPB)<br />\r\n
                  DANIELLY BARBOSA DE SOUSA &nbsp;<br />\r\n
                  JOS&Eacute; MAWISON C&Acirc;NDIDO DE LIMA (UFPE)<br />\r\n
                  LUAN COSTA DE LUNA (UFPE)<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO (URCA)<br />\r\n
                  NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE (UFCG)<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO FLORIANO PAULINO (UFERSA)<br />\r\n
                  PATRICIA SANDALO PEREIRA (UFMS)<br />\r\n
                  REGINA MARIA PAVANELLO &nbsp;<br />\r\n
                  SONALY DUARTE DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA LIMA DE ALMEIDA CALDEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "20052024155025-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:21:15"
                "updated_at" => "2024-05-20 15:50:25"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 209
                "edicao_id" => 333
                "codigo" => "978-85-61702-77-9"
                "capa" => "66031d4eda332_26032024160902.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ABIGAIL FREGNI LINS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ABIGAIL FREGNI LINS (UEPB)<br />\r\n
                  ADRIANA RICHIT (UFFS)<br />\r\n
                  ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF (UFF)<br />\r\n
                  ANDR&Eacute;A DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n
                  CARLA (UEPB)<br />\r\n
                  DANIELLY BARBOSA DE SOUSA &nbsp;<br />\r\n
                  JOS&Eacute; MAWISON C&Acirc;NDIDO DE LIMA (UFPE)<br />\r\n
                  LUAN COSTA DE LUNA (UFPE)<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO (URCA)<br />\r\n
                  NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE (UFCG)<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO FLORIANO PAULINO (UFERSA)<br />\r\n
                  PATRICIA SANDALO PEREIRA (UFMS)<br />\r\n
                  REGINA MARIA PAVANELLO &nbsp;<br />\r\n
                  SONALY DUARTE DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA LIMA DE ALMEIDA CALDEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "20052024155025-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:21:15"
                "updated_at" => "2024-05-20 15:50:25"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Essa pesquisa objetivou identificar os desafios e possibilidades na conscientização dos conteúdos consumidos pelos alunos no aplicativo TikTok na disciplina de Matemática, verificando se as informações compartilhadas da disciplina citada é fato ou Fake News com base em pesquisas aleatórias e assunto de interesse. Tivemos o seguinte questionamento: Quais desafios e possibilidades encontradas nas aulas de Matemática para conscientizar a verificação de fatos e de Fake News compartilhado no Tiktok sobre a referida disciplina? Trata-se uma pesquisa com abordagem qualitativa (Minayo, 2011). Dividimos nosso aporte teórico em discussões sobre diferentes autores que abordassem primeiramente as TIC’s para que na segunda etapa abordássemos as possibilidades do Tiktok como ferramenta de ensino e os possíveis entraves de acordo com Freire (1996). Após o estudo realizado compreendemos que um dos maiores desafios na verificação dos conteúdos consumidos no TikTok sobre os conceitos Matemáticos, se dá muitas vezes por a imaturidade de manuseio do aplicativo ou a preferência de credibilizar o que é imediato, sem muitas vezes ter a certificação cientifica. Como possibilidades, acreditamos que o uso do TikTok nas aulas de Matemática torna o ensino bem mais atrativo, dinâmico e emancipador. Como também é uma das possibilidades como ferramenta de ensino. utilizando as TIC's.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.