Este artigo propõe analisar a teoria do ensino aprendizagem de Ausubel na educação profissional e tecnológica. Para realização deste estudo qualitativo optou-se pela pesquisa bibliográfica mediante levantamento da obra de Ausubel e da análise de documentos referentes à educação profissional e tecnológica. A pesquisa traz como objetivo compreender o processo de discussão da teoria da aprendizagem significava de Ausubel e a educação profissional e tecnológica. Buscamos demonstrar aos pesquisadores a importância das teorias da aprendizagem e a sua relevância no contexto da EPT, a pesquisa enquanto principio pedagógico, bem como a possível aplicação dos métodos de ensino aprendizagem que possibilitam aos professores pesquisadores entenderem a dinâmica do processo de ensino aprendizagem a partir dos estudos das teorias e das práticas de ensino aprendizagem; e compreender as concepções de ensino aprendizagem a partir das teorias educacionais que perpassam as práticas educativas; refletir sobre as ideias pedagógicas situando as teorias educacionais e os processos de ensino aprendizagem e suas relações com a educação profissional e tecnológica. Para fundamentar a concepção da aprendizagem significativa de Ausubel e a EPT, utilizamos o referencial teórico de (CIAVATTA, 2014), (FRIGOTTO, CIAVATTA, RAMOS, 2012), (FREIRE, 1999), (SILVA, 2019), (MANACORDA, 2007), (SILVA & CASTILHO, 2022), (THIOLLENT, 2009). Pretende-se com este trabalho, sistematizar a concepção de aprendizagem de Ausubel e dimensionar a importância desse para promover o conhecimento e contribuir para uma aprendizagem significativa, uma formação omnilateral, integral, politécnica na educação profissional e tecnológica, bem como servir de aporte para outros pesquisadores.