Este artigo tem o objetivo analisar os dados relacionados ao acesso à Educação Profissional pelo programa gratuidade (PSG) do SENAC São Paulo. Foram analisados os dados das 66 unidades escolares do estado de SP, sendo realizado um recorte temporal do ano de 2015 até o ano de 2023, vinculou-se as análises com os objetivos propostos nas metas do PSG ao qual a escola está inserida com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como agenda 2030. Metodologicamente esse estudo ampara-se na literatura sobre educação profissional, nos dados obtidos em fontes oficiais, tais como: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e os dados coletados nos documentos institucionais do SENAC, tanto do departamento nacional, quanto do departamento do estado de São Paulo. A pesquisa mostra avanços da educação Profissional e Tecnológico, mas, também, aponta para a necessidade de investimentos e sugere a estruturação pensando na melhoria da permanência estudantil e na gestão da oferta de vagas, devido ao gradativo aumento no número de matrículas constado nos dados analisados. Por fim, esse estudo aponta para a importância da qualificação profissional de jovens e adultos, como uma das possibilidades de inserção político social, por meio de novos postos de trabalho, obtenção de renda e, consequentemente, contribuição ao desenvolvimento regional do estado de São Paulo.