Este livro será um programa de suporte de aprendizagem matemático que tratará das dificuldades dos alunos que supostamente chegam no Instituto Federal de Alagoas. Nossa escolha por este tipo de Produto Educacional vai ao encontro das ideias de BAUER (2002), que fala sobre a matemática dizendo o seguinte: “a matemática conceitua-se como uma base geral para praticamente todas as tecnologias. ” Por outro lado, evidencia-se também a dificuldade em desenvolver o conhecimento matemático nos jovens, principalmente nas fases que correspondem, no Brasil, ao ensino fundamental e médio. A partir deste instrumento, será sistematizado e sintetizado, o planejamento da prática educativa subjacente ao produto educacional que será construído. Abaixo estão listadas as diferentes variáveis metodológicas da intervenção na aula (Zabala, 1995) que devem ser planejadas considerando os conhecimentos adquiridos sobre “como se aprende” e a natureza dos conteúdos de aprendizagem (factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais) que envolvem cada etapa da prática em planejamento. Serão percorridas as fases de pré-produção, de produção e de pós-produção do programa, seguidas da compreensão e da abrangência do conteúdo. O programa introduzirá a temática da importância da matemática na EPT, assim, como também possa sanar as dificuldades que supostamente apareçam para benefício dos estudantes e dos cursos ministrados para que dessa forma consigam alcançar seus objetivos, conclui-se que essa sequência, tenha meios de intervenções sincronizados, acerca de cada assunto abordados, tendo um ganho pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica.