O presente artigo se utiliza de uma revisão bibliográfica para tratar da discussão do papel do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) na mediação participativa do docente para a formação do aluno com Transtorno de Déficit de Aprendizagem e Hiperatividade (TDAH) para o mundo do trabalho. Para tanto, almeja-se discutir os elementos que criaram este importante setor de inclusão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e nos Institutos Federais e como ele pode, dentro de suas atribuições, utilizar a formação continuada do professor como uma ferramenta contributiva para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, faz-se um chamamento para a necessidade de reflexão por parte do docente quanto a sua importância neste processo, atribuindo-lhe o papel de protagonista na formação discente, bem como destaca-se o auxílio do NAPNE para a organização metodológica e curricular, podendo se utilizar da diversidade de aportes didáticos que asseguram a garantia ao atendimento educacional especializado. Assim sendo, permite-se conduzir o aluno com TDAH ao mundo do trabalho, através de elementos fundamentais constitutivos a sua formação omnilateral, promovendo uma cultura inclusiva nos espaços educacionais que certamente refletirá no seu futuro profissional, almejando a sua plena formação humana integral, objetivo maior da Educação Profissional e Tecnológica.