Políticas e programas de ensino são essenciais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No entanto, materiais e modelos tradicionais de educação no Brasil esbarram na complexidade dos ODS em fornecer ferramentas para enfrentar os desafios ambientais, sociais e econômicos. A crescente importância estratégica da educação sustentável é incentivar comportamentos responsáveis em vários aspectos da vida humana, especialmente a conscientização de alunos acerca da sustentabilidade e ações aprimoradas pela incorporação dessa noção no currículo educacional. A proposta deste artigo é avaliar de que maneira os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão sendo abordados na principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. O estudo empregou uma metodologia de revisão, com abordagem quali-quantitativa, através da consulta a dados secundários de domínio público, através da Plataforma do Ministério da Educação e Cultura (MEC) / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (INEP), explorando questões práticas de relevância por meio das palavras-chave “ODS” e “Desenvolvimento Sustentável”; “ECO-92”; “Declaração do Milênio”; “Rio +10”; “Rio +20”; “Agenda 21”; “Agenda 2030”. Como resultado, observou-se que o desenvolvimento sustentável é insuficientemente discutido ao nível conceitual e operacional nas aplicações do exame, raramente são mencionados e, quando são inseridos, não aparecem de forma ampla e profunda nas questões de qualquer área de conhecimento, demonstrando a urgência de se repensar um modelo que incorpore substancialmente os ODS e ilustre os desafios impostos pela crise ecológica das sociedades modernas.