O presente artigo trata da verticalização na educação. O conceito de verticalização assume vários significados, seja na área do urbanismo, da produção industrial, bem como da educação. Na área educacional, a verticalização ocorre com a oferta de vários cursos da mesma área ou profissão em diferentes níveis e modalidades de ensino, como é o caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), os quais oferecem cursos na Educação Básica, Técnica, Tecnológica, Superior e Pós-Graduação. O objetivo do presente estudo foi analisar o processo de verticalização dos estudantes concluintes do Ensino Médio Integrado dos cursos ofertados no IFPB campus Cabedelo durante o período de 2019 a 2022. Através desta verificação, foi observado se havia relação entre as áreas de conhecimento entre o Ensino Médio cursado e o Ensino Superior escolhido pelos discentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa de caráter exploratório no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), o qual armazena um banco de dados com todo o histórico escolar e acadêmico dos estudantes da Instituição. O levantamento aponta em seus resultados que há uma predominância dos estudantes verticalizarem para cursos na mesma área do conhecimento ou áreas afins, permanecendo no campus onde cursaram o Ensino Médio, quando há oferta de cursos no mesmo campus, ou migrando para um campus mais próximo geograficamente, quando não há oferta de cursos em áreas correlatas no mesmo campus. Dessa forma, foi possível obter um panorama da verticalização no campus Cabedelo a fim de que as informações atuem como subsídios para a tomada de decisão sobre a criação de cursos pela gestão escolar.