No Brasil temos várias iniciativas e experiências do governo federal com a inserção de tecnologias na educação, as quais datam dos anos de 1980. No entanto, é a partir de 1997 que é instituída a primeira política pública nacional, conhecida como Programa Nacional de Informática Educacional, sendo reconfigurada em 2007 no Proinfo Integrado. A partir dele, vários outros foram sendo criados, chegando ao Programa de Inovação Educação Conectada, criado em 2017 e que se tornou uma política em 2021, cujo objetivo é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é socializar resultados de uma pesquisa que buscou conhecer as ações e políticas governamentais em prol da inserção de tecnologias na educação brasileira, focalizando nos objetivos dessas ações. Como aporte metodológico utilizamos pesquisa quanti-qualitativa apoiada na revisão de literatura. Dentre os resultados, percebemos que os objetivos dos programas sempre retomam a tentativa governamental de melhorar a questão da infraestrutura de tecnologia, seja pela inserção da informática e equipamentos, seja pelo acesso à internet e para o desejo de fomentar o uso pedagógico das tecnologias na educação