O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL: DA UNIVERSIDADE AO CHÃO DA ESCOLA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105254 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2984 "inscrito_id" => 9950 "titulo" => "O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL: DA UNIVERSIDADE AO CHÃO DA ESCOLA" "resumo" => "A educação brasileira vem buscando no decorrer dos tempos estratégias que possam melhorar a qualidade do ensino público. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (CAPES) apresenta como um de seus objetivos a valorização da formação docente, e foi desenvolvido no Curso de Educação Física (CEF - CAPF) com a temática “O impacto do PIBID na formação inicial: da universidade ao chão da escola”. O presente estudo objetivou analisar o subprojeto do PIBID-CEF, buscando identificar as ações que nortearam o desenvolvimento do subprojeto no contexto escolar, bem como as estratégias utilizadas para incentivar a formação inicial. A metodologia utilizada para a realização da investigação foi a análise de conteúdo (Bardin, 1997). O instrumento utilizado para o desenvolvimento da pesquisa foi o diário de campo de bolsistas do subprojeto do PIBID-CEF. Os resultados analisados no diário de campo revelaram que os participantes do subprojeto tiveram um salto qualitativo na formação profissional, ou seja, os acadêmicos integrantes passaram a valorizar o magistério no campo da pesquisa, ensino e extensão na medida em que passaram a buscar estratégias diferenciadas de ensino. Assim, destacamos que o PIBID é um programa de excelência por promover uma formação de licenciados capacitados e professores qualificados, principalmente por valorizar e incentivar o ser professor desde o início da graduação." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9950_TB2984_20112023210339.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÓRSIA BETÂNIA DE OLIVEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "JÓRSIA" "autor_email" => "jorsia13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105254 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2984 "inscrito_id" => 9950 "titulo" => "O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL: DA UNIVERSIDADE AO CHÃO DA ESCOLA" "resumo" => "A educação brasileira vem buscando no decorrer dos tempos estratégias que possam melhorar a qualidade do ensino público. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (CAPES) apresenta como um de seus objetivos a valorização da formação docente, e foi desenvolvido no Curso de Educação Física (CEF - CAPF) com a temática “O impacto do PIBID na formação inicial: da universidade ao chão da escola”. O presente estudo objetivou analisar o subprojeto do PIBID-CEF, buscando identificar as ações que nortearam o desenvolvimento do subprojeto no contexto escolar, bem como as estratégias utilizadas para incentivar a formação inicial. A metodologia utilizada para a realização da investigação foi a análise de conteúdo (Bardin, 1997). O instrumento utilizado para o desenvolvimento da pesquisa foi o diário de campo de bolsistas do subprojeto do PIBID-CEF. Os resultados analisados no diário de campo revelaram que os participantes do subprojeto tiveram um salto qualitativo na formação profissional, ou seja, os acadêmicos integrantes passaram a valorizar o magistério no campo da pesquisa, ensino e extensão na medida em que passaram a buscar estratégias diferenciadas de ensino. Assim, destacamos que o PIBID é um programa de excelência por promover uma formação de licenciados capacitados e professores qualificados, principalmente por valorizar e incentivar o ser professor desde o início da graduação." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9950_TB2984_20112023210339.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÓRSIA BETÂNIA DE OLIVEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "JÓRSIA" "autor_email" => "jorsia13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }