RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TURMA DE PRÉ-ESCOLA REALIZADO POR GRADUANDAS DE PEDAGOGIA DO PIBID
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103128 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 531 "inscrito_id" => 1227 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TURMA DE PRÉ-ESCOLA REALIZADO POR GRADUANDAS DE PEDAGOGIA DO PIBID" "resumo" => "O instrumento mais potente do professor, é a arte de planejar, produzir e executar o seu plano de aula, buscando alcançar uma aprendizagem real e significativa de seus estudantes. O processo de criação coletiva de um planejamento de aula no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), está inserido em uma das avaliações, com o objetivo de preparar o futuro professor para a prática docente. No processo de criação do plano de aula nos deparamos com significativos compartilhamentos de ideias, com outras perspectivas de conhecimentos e vivências, além da potencialidade de argumentar pontos de vista e aprender com os colegas. Durante o Programa, somos surpreendidos com a palavra transdisciplinaridade muitas vezes. Os trabalhos em grupos nos proporcionam uma prévia acerca da elaboração do planejamento docente. A transdisciplinaridade permite ao estudante e também o professor unir conhecimentos de diversas áreas em uma única sequência didática, produzindo um conhecimento mais amplo. O resultado da nossa experiência coletiva, de organizar e elaborar um planejamento, resultou numa sequência didática que contempla seis dias. Baseando-se no livro, foram desenvolvidas algumas atividades com um teor mais experimental e com foco na ludicidade. Ao longo das aulas do PIBID, estudamos e analisamos sobre os processos de observação, exposição e criação de uma aula, conforme apresentado anteriormente, o planejamento é a peça principal da autoria do professor. Para isso é importante que nós, iniciantes da docência, podermos nos debruçar sobre a criação e a execução do plano de aula." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1227_TB531_30082023190951.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILLY REX MARASCA" "autor_nome_curto" => "Camilly Marasca" "autor_email" => "camilly.marasca@universo.univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103128 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 531 "inscrito_id" => 1227 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TURMA DE PRÉ-ESCOLA REALIZADO POR GRADUANDAS DE PEDAGOGIA DO PIBID" "resumo" => "O instrumento mais potente do professor, é a arte de planejar, produzir e executar o seu plano de aula, buscando alcançar uma aprendizagem real e significativa de seus estudantes. O processo de criação coletiva de um planejamento de aula no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), está inserido em uma das avaliações, com o objetivo de preparar o futuro professor para a prática docente. No processo de criação do plano de aula nos deparamos com significativos compartilhamentos de ideias, com outras perspectivas de conhecimentos e vivências, além da potencialidade de argumentar pontos de vista e aprender com os colegas. Durante o Programa, somos surpreendidos com a palavra transdisciplinaridade muitas vezes. Os trabalhos em grupos nos proporcionam uma prévia acerca da elaboração do planejamento docente. A transdisciplinaridade permite ao estudante e também o professor unir conhecimentos de diversas áreas em uma única sequência didática, produzindo um conhecimento mais amplo. O resultado da nossa experiência coletiva, de organizar e elaborar um planejamento, resultou numa sequência didática que contempla seis dias. Baseando-se no livro, foram desenvolvidas algumas atividades com um teor mais experimental e com foco na ludicidade. Ao longo das aulas do PIBID, estudamos e analisamos sobre os processos de observação, exposição e criação de uma aula, conforme apresentado anteriormente, o planejamento é a peça principal da autoria do professor. Para isso é importante que nós, iniciantes da docência, podermos nos debruçar sobre a criação e a execução do plano de aula." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1227_TB531_30082023190951.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILLY REX MARASCA" "autor_nome_curto" => "Camilly Marasca" "autor_email" => "camilly.marasca@universo.univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }