As competências socioemocionais, referem-se à compreensão, gerenciamento e expressão das tarefas da vida social e emocional dos indivíduos, tais como formação de relacionamentos, autoconsciência, consciência social, resolução de problemas cotidianos, adaptação a novas condições, comportar-se responsável e respeitoso consigo mesmo e com os outros. A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina competências gerais, habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica. Todas as escolas no Brasil deverão contemplar as competências socioemocionais em seus currículos. A BNCC é um documento controverso construído em um contexto acirrado de divergências entre especialistas e educadores. Entre os defensores paira a necessidade de formulação de conteúdos curriculares comuns, alegação de atendimento à legislação educacional, e à sua associação com ensino de qualidade. Um dos argumentos para contrapor à defesa é a questão de que os documentos curriculares existentes no arcabouço jurídico educacional apresentam normas que atendem às exigências legais, que suprem a demanda do currículo mínimo. O presente trabalho apresenta resultados de um estudo que busca identificar se cursos de Licenciatura estão atualizando os PPC dos cursos referentes à curricularização das competências socioemocionais alinhadas à BNCC e BNC-Formação. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva através de análise documental. Os resultados demonstram a necessidade de discussão curricular na formação inicial docente da abordagem normativo-prescritiva imposta pela BNC-Formação. Discutir formalmente a não redução das competências profissionais dos professores às aprendizagens essenciais previstas no documento e valorização do princípio do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.