Este trabalho contextualiza uma reflexão sobre o ensino da Literatura para surdos e os desafios da prática docente na educação Inclusiva, bem como o papel da literatura no letramento desses sujeitos, em uma análise a partir de relatos de experiências dentro do Projeto “Práticas Literárias com Alunos surdos”, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Como norteador, tomemos as palavras de Antônio Candido (1995), quando se refere à literatura como um direito de todos, portanto deve ser assegurado para o bom desenvolvimento das sociedades, por ser um importante instrumento para um funcionamento mental crítico e reflexivo, sendo inegável seu caráter civilizatório. A metodologia utilizada parte da adaptação de materiais para acessibilidade pedagógica de alunos surdos, trabalhando sempre sobre a tríade da Imagem-Língua Portuguesa-Libras para adequação da obra literária e adaptação de materiais com utilização de recursos visuais. Planejamento desenvolvido ao longo de meses de pesquisa e assessoramento desses alunos em práticas de ensino no Atendimento Educacional Especializado (AEE).