Este trabalho aborda sobre o Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Matemática – GCFPEM. O objetivo do grupo é contribuir para a formação de estudantes dos cursos de Pedagogia da Faculdade de Educação (FaE) e com a formação continuada de professores da Educação Básica. Promove o diálogo entre estudantes, professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental e professores do Ensino Superior sobre as práticas de ensino de Matemática, em processo de colaboração, possibilitou a ampliação do conhecimento no campo da Educação Matemática. A proposta incentivou a participação de professores da Educação Básica como co-formadores de futuros docentes através da atuação no GCFPEM. Para a comunicação do GCFPEM, optou-se pela criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponível na EaD da UEMG e pela comunicação virtual por meio da plataforma Google Meet. As demandas e refinamento das temáticas abordadas no curso foram levantadas a partir da problematização das práticas de ensino de Matemática relatadas pelos professores da Educação Básica participantes do projeto. A análise da problematização dessas práticas indicou as temáticas para o curso de extensão: “Práticas Colaborativas de Ensino de Matemática”. O trabalho no GCFPEM possibilitou aos professores uma postura explícita frente a própria prática; aos estudantes a oportunidade de relacionar teoria e prática por meio da aproximação da universidade com a escola de Educação Básica; aos professores universitários, a oportunidade de relacionar os componentes curriculares com as práticas dos professores da Educação Básica, trazendo as práticas docentes como objeto de reflexão.