O trabalho é baseado na análise dos relatos de experiências com foco nas vivências dos pibidianos do subprojeto Pedagogia da Universidade Federal de Roraima - UFRR. As três escolas campos são do ensino fundamental I, do município de Boa Vista-RR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem a proximidade do pesquisador com o campo, colaboradores considerados no processo e o contato direto com o objeto de estudo. Os instrumentos de coleta utilizados foram a observação e a análise documental. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo - leitura flutuante, definição das categorias e a construção das inferências. A atividade docente é uma tarefa primordial para o desenvolvimento político e social. Ao analisar os relatos dos pibidianos sobre as suas experiências formativas na escola, é revelada uma outra perspectiva que apontam para uma centelha que pode vir a contribuir para o fortalecimento da identidade docente e a de alinhar a formação inicial à formação continuada. Os relatos apontam a inserção e a troca de experiência como essenciais na decisão do exercício da docência. Destaca-se nos relatos a receptividade da maioria dos professores e da escola como um todo. A interação com os alunos e o conhecimento do ambiente, do planejamento, dos métodos e das relações estabelecidas apresentam para os futuros profissionais a sinalização do que os espera, sem que sejam tomados de surpreza. A produção e a aplicação do conhecimento têm chamado atenção dos pibidianos e a necessidade de vinculação desses com a realidade.