RELATO DE EXPERIÊNCIA: AÇÕES DO SUBPROJETO PEDAGOGIA DO PIBID - UFRR EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA-RR
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102879 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 253 "inscrito_id" => 181 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: AÇÕES DO SUBPROJETO PEDAGOGIA DO PIBID - UFRR EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA-RR" "resumo" => "O trabalho é baseado na análise dos relatos de experiências com foco nas vivências dos pibidianos do subprojeto Pedagogia da Universidade Federal de Roraima - UFRR. As três escolas campos são do ensino fundamental I, do município de Boa Vista-RR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem a proximidade do pesquisador com o campo, colaboradores considerados no processo e o contato direto com o objeto de estudo. Os instrumentos de coleta utilizados foram a observação e a análise documental. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo - leitura flutuante, definição das categorias e a construção das inferências. A atividade docente é uma tarefa primordial para o desenvolvimento político e social. Ao analisar os relatos dos pibidianos sobre as suas experiências formativas na escola, é revelada uma outra perspectiva que apontam para uma centelha que pode vir a contribuir para o fortalecimento da identidade docente e a de alinhar a formação inicial à formação continuada. Os relatos apontam a inserção e a troca de experiência como essenciais na decisão do exercício da docência. Destaca-se nos relatos a receptividade da maioria dos professores e da escola como um todo. A interação com os alunos e o conhecimento do ambiente, do planejamento, dos métodos e das relações estabelecidas apresentam para os futuros profissionais a sinalização do que os espera, sem que sejam tomados de surpreza. A produção e a aplicação do conhecimento têm chamado atenção dos pibidianos e a necessidade de vinculação desses com a realidade." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID181_TB253_15112023201046.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIO CORSINI LIRIO" "autor_nome_curto" => "FLÁVIO" "autor_email" => "flavio.corsini@ufrr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102879 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 253 "inscrito_id" => 181 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: AÇÕES DO SUBPROJETO PEDAGOGIA DO PIBID - UFRR EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA-RR" "resumo" => "O trabalho é baseado na análise dos relatos de experiências com foco nas vivências dos pibidianos do subprojeto Pedagogia da Universidade Federal de Roraima - UFRR. As três escolas campos são do ensino fundamental I, do município de Boa Vista-RR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem a proximidade do pesquisador com o campo, colaboradores considerados no processo e o contato direto com o objeto de estudo. Os instrumentos de coleta utilizados foram a observação e a análise documental. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo - leitura flutuante, definição das categorias e a construção das inferências. A atividade docente é uma tarefa primordial para o desenvolvimento político e social. Ao analisar os relatos dos pibidianos sobre as suas experiências formativas na escola, é revelada uma outra perspectiva que apontam para uma centelha que pode vir a contribuir para o fortalecimento da identidade docente e a de alinhar a formação inicial à formação continuada. Os relatos apontam a inserção e a troca de experiência como essenciais na decisão do exercício da docência. Destaca-se nos relatos a receptividade da maioria dos professores e da escola como um todo. A interação com os alunos e o conhecimento do ambiente, do planejamento, dos métodos e das relações estabelecidas apresentam para os futuros profissionais a sinalização do que os espera, sem que sejam tomados de surpreza. A produção e a aplicação do conhecimento têm chamado atenção dos pibidianos e a necessidade de vinculação desses com a realidade." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID181_TB253_15112023201046.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIO CORSINI LIRIO" "autor_nome_curto" => "FLÁVIO" "autor_email" => "flavio.corsini@ufrr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }