O artigo visa relatar as experiências em campo dos autores de forma descritiva, fenomenológica e crítica com o objetivo de avaliar as experiências em relação à postura de práticas empregadas com os discentes da escola campo, que estão em transição do ensino médio para a vida adulta. O objeto de estudo então proposto é o desinteresse perante aos estudos dos alunos ingressados do ensino médio, da escola campo - Centro de Ensino Médio Urso Branco (Cemub), localizada no Núcleo Bandeirante, região administrativa do Distrito Federal. A escola é conhecida pela interação e conexão da população com a escola, o que possibilita uma ação participativa da população no andamento escolar. Entretanto, ao ingressar a escola através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), observamos durante o decorrer do ano de 2023 a ausência de instrumentos essenciais para o andamento das aulas, como falta de equipamentos como datashow, falta de internet e falta de energia; acompanhado de salas lotadas e desânimo dos docentes, o que revela os problemas estruturais para toda a comunidade escolar, essencialmente os discentes. Ademais, os problemas externos como zero perspectiva com o futuro, desemprego, problemas familiares e econômicos, é o que afeta também na construção de um aprendizado saudável. Esses problemas demonstram que precisamos analisar e construir métodos que possam diminuir essa evasão pelo conhecimento.