Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O DESINTERESSE DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO: A IMPORTÂNCIA DE DISCUTIR UMA EDUCAÇÃO RENOVADA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104379
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1985
    "inscrito_id" => 8683
    "titulo" => "O DESINTERESSE DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO: A IMPORTÂNCIA DE DISCUTIR UMA EDUCAÇÃO RENOVADA"
    "resumo" => "O artigo visa relatar as experiências em campo dos autores de forma descritiva, fenomenológica e crítica com o objetivo de avaliar as experiências em relação à postura de práticas empregadas com os discentes da escola campo, que estão em transição do ensino médio para a vida adulta. O objeto de estudo então proposto é o desinteresse perante aos estudos dos alunos ingressados do ensino médio, da escola campo - Centro de Ensino Médio Urso Branco (Cemub), localizada no Núcleo Bandeirante, região administrativa do Distrito Federal. A escola é conhecida pela interação e conexão da população com a escola, o que possibilita uma ação participativa da população no andamento escolar. Entretanto, ao ingressar a escola através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), observamos durante o decorrer do ano de 2023 a ausência de instrumentos essenciais para o andamento das aulas, como falta de equipamentos como datashow, falta de internet e falta de energia; acompanhado de salas lotadas e desânimo dos docentes, o que revela os problemas estruturais para toda a comunidade escolar, essencialmente os discentes. Ademais, os problemas externos como zero perspectiva com o futuro, desemprego, problemas familiares e econômicos, é o que afeta também na construção de um aprendizado saudável. Esses problemas demonstram que precisamos analisar e construir métodos que possam diminuir essa evasão pelo conhecimento."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8683_TB1985_22112023132753.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANY COSTA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Stephany Costa"
    "autor_email" => "stephanycostadeoliveira1@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104379
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1985
    "inscrito_id" => 8683
    "titulo" => "O DESINTERESSE DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO: A IMPORTÂNCIA DE DISCUTIR UMA EDUCAÇÃO RENOVADA"
    "resumo" => "O artigo visa relatar as experiências em campo dos autores de forma descritiva, fenomenológica e crítica com o objetivo de avaliar as experiências em relação à postura de práticas empregadas com os discentes da escola campo, que estão em transição do ensino médio para a vida adulta. O objeto de estudo então proposto é o desinteresse perante aos estudos dos alunos ingressados do ensino médio, da escola campo - Centro de Ensino Médio Urso Branco (Cemub), localizada no Núcleo Bandeirante, região administrativa do Distrito Federal. A escola é conhecida pela interação e conexão da população com a escola, o que possibilita uma ação participativa da população no andamento escolar. Entretanto, ao ingressar a escola através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), observamos durante o decorrer do ano de 2023 a ausência de instrumentos essenciais para o andamento das aulas, como falta de equipamentos como datashow, falta de internet e falta de energia; acompanhado de salas lotadas e desânimo dos docentes, o que revela os problemas estruturais para toda a comunidade escolar, essencialmente os discentes. Ademais, os problemas externos como zero perspectiva com o futuro, desemprego, problemas familiares e econômicos, é o que afeta também na construção de um aprendizado saudável. Esses problemas demonstram que precisamos analisar e construir métodos que possam diminuir essa evasão pelo conhecimento."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8683_TB1985_22112023132753.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANY COSTA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Stephany Costa"
    "autor_email" => "stephanycostadeoliveira1@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O artigo visa relatar as experiências em campo dos autores de forma descritiva, fenomenológica e crítica com o objetivo de avaliar as experiências em relação à postura de práticas empregadas com os discentes da escola campo, que estão em transição do ensino médio para a vida adulta. O objeto de estudo então proposto é o desinteresse perante aos estudos dos alunos ingressados do ensino médio, da escola campo - Centro de Ensino Médio Urso Branco (Cemub), localizada no Núcleo Bandeirante, região administrativa do Distrito Federal. A escola é conhecida pela interação e conexão da população com a escola, o que possibilita uma ação participativa da população no andamento escolar. Entretanto, ao ingressar a escola através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), observamos durante o decorrer do ano de 2023 a ausência de instrumentos essenciais para o andamento das aulas, como falta de equipamentos como datashow, falta de internet e falta de energia; acompanhado de salas lotadas e desânimo dos docentes, o que revela os problemas estruturais para toda a comunidade escolar, essencialmente os discentes. Ademais, os problemas externos como zero perspectiva com o futuro, desemprego, problemas familiares e econômicos, é o que afeta também na construção de um aprendizado saudável. Esses problemas demonstram que precisamos analisar e construir métodos que possam diminuir essa evasão pelo conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.