O retorno à escola presencial após o isolamento social decorrente da pandemia do Covid-19 revelou um grande desinteresse dos alunos pelas aulas, consequência de mais de 2 anos de ensino remoto. Visando dinamizar as aulas de componente curricular eletivo Biodiversidade e Saúde no itinerário formativo Ciências da Natureza e suas tecnologias, foi utilizado o Jogo dos Cinco Reinos dos Seres Vivos, por bolsistas do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Roraima na Escola Estadual Ana Libória Boa Vista/RR, em junho/2023. Inicialmente os alunos mostram-se desmotivados, mas a quebra na rotina e a possibilidade de sair da sala de aula fechada e interagir com os colegas, aguçou a curiosidade pela atividade, além é claro, do espírito competitivo entre as equipes, que promoveu o despertar de interesse dos alunos no decorrer da atividade no pátio da escola sendo visível que a atividade tornou-se bastante prazerosa para os estudantes. Destaca-se, assim, que o jogo proporcionou aprendizado de forma lúdica e interativa, estimulou a curiosidade e a busca por conhecimento, possibilitando a construção de conhecimento, visto que um grupo de alunos autonomamente buscou informações acerca das questões que não souberam responder de forma correta durante o desenvolvimento da atividade com o jogo, fato que foi relatado posteriormente aos residentes.