Este artigo tem como objetivo, expor a experiência vivenciada pelas residentes bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). No qual iremos destacar acerca dessa experiência, apontando as ações realizadas, a importância deste programa e o resultado obtido através das ações. É importante destacar que as residentes foram inseridas em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental anos iniciais, em uma escola localizada na cidade de Garanhuns. Turma esta que apresenta uma heterogeneidade bastante evidente, nas questões relacionadas ao domínio da escrita e da leitura. E essa heterogeneidade foi confirmada a partir das observações e diagnoses realizadas, instrumentos esses que foram utilizados para a coleta de dados, além das regências. Regências essas que levamos em consideração toda a heterogeneidade da turma, adaptando as atividades sempre que necessário, de modo a proporcionar uma alfabetização na perspectiva do letramento para todos os alunos. Portanto, consideramos o PRP de grande relevância em diversos aspectos, como, na formação docente dos estudantes de licenciatura, na troca de conhecimentos entre os professores regentes e os residentes e também para os alunos destas escolas que recebem residentes.