Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CAMINHOS PERCORRIDOS PELO RESIDENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONCEPÇÕES E APONTAMENTOS A PARTIR DAS ATIVIDADES REALIZADAS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 07: Alfabetização e letramentos
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105208
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2927
    "inscrito_id" => 9669
    "titulo" => "CAMINHOS PERCORRIDOS PELO RESIDENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONCEPÇÕES E APONTAMENTOS A PARTIR DAS ATIVIDADES REALIZADAS"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo, expor a experiência vivenciada pelas residentes bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). No qual iremos destacar acerca dessa experiência, apontando as ações realizadas, a importância deste programa e o resultado obtido através das ações. É importante destacar que as residentes foram inseridas em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental anos iniciais, em uma escola localizada na cidade de Garanhuns. Turma esta que apresenta uma heterogeneidade bastante evidente, nas questões relacionadas ao domínio da escrita e da leitura. E essa heterogeneidade foi confirmada a partir das observações e diagnoses realizadas, instrumentos esses que foram utilizados para a coleta de dados, além das regências. Regências essas que levamos em consideração toda a heterogeneidade da turma, adaptando as atividades sempre que necessário, de modo a proporcionar uma alfabetização na perspectiva do letramento para todos os alunos. Portanto, consideramos o PRP de grande relevância em diversos aspectos, como, na formação docente dos estudantes de licenciatura, na troca de conhecimentos entre os professores regentes e os residentes e também para os alunos destas escolas que recebem residentes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9669_TB2927_19112023120851.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAISA GOMES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "DAISA G. M."
    "autor_email" => "daisamartins01@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105208
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2927
    "inscrito_id" => 9669
    "titulo" => "CAMINHOS PERCORRIDOS PELO RESIDENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONCEPÇÕES E APONTAMENTOS A PARTIR DAS ATIVIDADES REALIZADAS"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo, expor a experiência vivenciada pelas residentes bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). No qual iremos destacar acerca dessa experiência, apontando as ações realizadas, a importância deste programa e o resultado obtido através das ações. É importante destacar que as residentes foram inseridas em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental anos iniciais, em uma escola localizada na cidade de Garanhuns. Turma esta que apresenta uma heterogeneidade bastante evidente, nas questões relacionadas ao domínio da escrita e da leitura. E essa heterogeneidade foi confirmada a partir das observações e diagnoses realizadas, instrumentos esses que foram utilizados para a coleta de dados, além das regências. Regências essas que levamos em consideração toda a heterogeneidade da turma, adaptando as atividades sempre que necessário, de modo a proporcionar uma alfabetização na perspectiva do letramento para todos os alunos. Portanto, consideramos o PRP de grande relevância em diversos aspectos, como, na formação docente dos estudantes de licenciatura, na troca de conhecimentos entre os professores regentes e os residentes e também para os alunos destas escolas que recebem residentes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9669_TB2927_19112023120851.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAISA GOMES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "DAISA G. M."
    "autor_email" => "daisamartins01@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este artigo tem como objetivo, expor a experiência vivenciada pelas residentes bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). No qual iremos destacar acerca dessa experiência, apontando as ações realizadas, a importância deste programa e o resultado obtido através das ações. É importante destacar que as residentes foram inseridas em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental anos iniciais, em uma escola localizada na cidade de Garanhuns. Turma esta que apresenta uma heterogeneidade bastante evidente, nas questões relacionadas ao domínio da escrita e da leitura. E essa heterogeneidade foi confirmada a partir das observações e diagnoses realizadas, instrumentos esses que foram utilizados para a coleta de dados, além das regências. Regências essas que levamos em consideração toda a heterogeneidade da turma, adaptando as atividades sempre que necessário, de modo a proporcionar uma alfabetização na perspectiva do letramento para todos os alunos. Portanto, consideramos o PRP de grande relevância em diversos aspectos, como, na formação docente dos estudantes de licenciatura, na troca de conhecimentos entre os professores regentes e os residentes e também para os alunos destas escolas que recebem residentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.