A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) abarca o procedimento pelo qual um novo saber se vincula de modo não arbitrária e não literal ao estruturalismo cognitivo do ser que estuda, de maneira que o saber prévio do aluno interatua, de maneira expressiva e auferindo novo significado, com o novo conhecimento que lhe é exposto, gerando transformações em sua composição cognitiva, em função de exceder a aprendizagem mecânica, literal, e arbitrária. Diante dessa configuração, este trabalho teve como objetivo geral analisar as contribuições da teoria da aprendizagem significativa para a formação de conceitos no ensino de ciências. A pesquisa é de uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo, sendo uma pesquisa bibliográfica. Através do levantamento bibliográfico realizado, foi possível identificar como a Teoria da Aprendizagem Significativa pode influenciar o processo de ensino e aprendizagem em Ciências, destacando a relevância de ativar o conhecimento prévio dos alunos, organizar o conteúdo de forma hierárquica, selecionar materiais de instrução relevantes, promover o diálogo e a discussão em sala de aula, enfatizar a compreensão dos conceitos, incentivar a aplicação prática do conhecimento, prestar atenção à motivação dos estudantes e fornecer feedback e avaliação formativa. Em suma, os resultados obtidos corroboram com a importância de se buscar práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem significativa, permitindo aos alunos construírem conhecimentos de forma mais profunda e duradoura. Através da conexão entre o que já sabem e o que estão aprendendo, os alunos se tornam protagonistas do próprio processo de aprendizagem, desenvolvendo um pensamento crítico e reflexivo.