Este trabalho apresenta um relato de experiência de universitários/bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e da supervisora do programa, sobre as danças populares nordestinas em formato de histórias em quadrinhos (HQs), junto aos estudantes do Ensino Fundamental do 7° ao 9° ano (Anos Finais) de uma escola pública municipal da cidade de São Luís (MA). A escolha do gênero textual ocorreu nas aulas de Educação Física, cuja temática foi “Danças Populares Nordestinas”. Teve como objetivo elaborar e refletir a produção das HQs como estratégia para o aprofundamento do conteúdo, implementando a discussão e conhecimento sobre o tema. De início, foram divididos em cinco grupos por sala, onde cada representante participou de um sorteio, para saber com qual dança ficaria responsável. Durante a sequência das produções por grupos, fez-se o acompanhamento semanal de todo o desenvolvimento das HQs, por parte da professora-supervisora e dos bolsistas. A culminância do projeto aconteceu através de uma Mostra na escola. Evidenciamos a participação dos estudantes durante todas as etapas do projeto, desde o sorteio das danças, até o dia de exposição dos trabalhos com ampla aceitação e entusiasmo com a proposta da atividade. As Histórias em Quadrinhos, como ferramenta pedagógica foi relevante e inovadora para que os estudantes tivessem contato com o conteúdo das danças populares, de uma forma mais dinâmica e lúdica. Tornando-se os próprios autores de suas histórias, colocando em prática sua expressividade, forma de pensar e aguçando sua criatividade.