Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO COM DIFICULDADES EM MATEMÁTICA BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105170
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2881
    "inscrito_id" => 9712
    "titulo" => "JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO COM DIFICULDADES EM MATEMÁTICA BÁSICA"
    "resumo" => "Este texto aborda o uso de materiais didáticos alternativos para trabalhar com turmas do Ensino Médio, para ajudar os alunos a recuperar conceitos bases da matemática que deveriam ter sido aprendidos ainda no Ensino Fundamental. Os alunos do Ensino Médio muitas das vezes se encontram com dificuldade em relação as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Essas dificuldades podem ser causadas por diversos fatores, como esquecimentos, desestímulos nos estudo, falta de interesse pelo assunto, entre outros. Na perspectiva das metodologias ativas, para ajudar os alunos a desenvolver conceitos matemáticos básicos e superar essas dificuldades, selecionamos alguns materiais alternativos para serem utilizados em sala de aula, o uno matemático, o ábaco, o jogo ASMD e o origami. Ao introduzir esses elementos em sala de aula, os alunos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades nas quatro operações básicas da matemática, desenvolvendo o raciocínio rápido e alcançando um melhor entendimento da disciplina."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9712_TB2881_14112023141416.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA LARISSA PEREIRA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "Antonia Larissa"
    "autor_email" => "laribrito3145@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105170
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2881
    "inscrito_id" => 9712
    "titulo" => "JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO COM DIFICULDADES EM MATEMÁTICA BÁSICA"
    "resumo" => "Este texto aborda o uso de materiais didáticos alternativos para trabalhar com turmas do Ensino Médio, para ajudar os alunos a recuperar conceitos bases da matemática que deveriam ter sido aprendidos ainda no Ensino Fundamental. Os alunos do Ensino Médio muitas das vezes se encontram com dificuldade em relação as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Essas dificuldades podem ser causadas por diversos fatores, como esquecimentos, desestímulos nos estudo, falta de interesse pelo assunto, entre outros. Na perspectiva das metodologias ativas, para ajudar os alunos a desenvolver conceitos matemáticos básicos e superar essas dificuldades, selecionamos alguns materiais alternativos para serem utilizados em sala de aula, o uno matemático, o ábaco, o jogo ASMD e o origami. Ao introduzir esses elementos em sala de aula, os alunos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades nas quatro operações básicas da matemática, desenvolvendo o raciocínio rápido e alcançando um melhor entendimento da disciplina."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9712_TB2881_14112023141416.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA LARISSA PEREIRA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "Antonia Larissa"
    "autor_email" => "laribrito3145@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este texto aborda o uso de materiais didáticos alternativos para trabalhar com turmas do Ensino Médio, para ajudar os alunos a recuperar conceitos bases da matemática que deveriam ter sido aprendidos ainda no Ensino Fundamental. Os alunos do Ensino Médio muitas das vezes se encontram com dificuldade em relação as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Essas dificuldades podem ser causadas por diversos fatores, como esquecimentos, desestímulos nos estudo, falta de interesse pelo assunto, entre outros. Na perspectiva das metodologias ativas, para ajudar os alunos a desenvolver conceitos matemáticos básicos e superar essas dificuldades, selecionamos alguns materiais alternativos para serem utilizados em sala de aula, o uno matemático, o ábaco, o jogo ASMD e o origami. Ao introduzir esses elementos em sala de aula, os alunos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades nas quatro operações básicas da matemática, desenvolvendo o raciocínio rápido e alcançando um melhor entendimento da disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.