O presente trabalho abordou a importância de incorporar o ensino de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no contexto de Ciências e Educação Ambiental. O objetivo foi promover o conhecimento sobre as principais espécies de PANC da região, destacando suas propriedades nutricionais, benefícios ambientais, buscando sensibilizar futuros docentes sobre o uso delas na diversificação da alimentação, bem como apresentar uma ferramenta para o ensino de Ciências e de Educação Ambiental. A oficina fez parte de uma formação para estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Componente Curricular Biologia e professoras Supervisoras, realizada em um Colégio Estadual do município de Dois Vizinhos, PR. A oficina consistiu de parte teórica e prática, incluindo o preparo de receitas à base de PANC. Após o preparo das receitas, os participantes degustaram alimentos e bebidas e preencheram um formulário do Google sobre a oficina e os sabores apresentados. Constatou-se que a aceitação dos pratos (nhoque) pela maioria dos jovens participantes da oficina permite considerar que a inclusão de alimentos à base de PANC nas refeições é possível, sendo uma forma de acrescentar nutrientes e de ter uma alimentação mais saudável. A utilização de PANC em aulas práticas pode ser uma estratégia para despertar o interesse para o Ensino de Ciências, Botânica e Educação Ambiental, uma vez que permite a realização de práticas e a discussão de questões socioambientais e relacionadas à preservação do ambiente.