Este artigo compreende um relato das experiências apreendidas na observação realizada nas aulas ministradas do Componente Curricular Arte em uma escola no município de Bragança-Pa, no período de 24 de maio a 21 de junho de 2023. Os presentes pesquisadores têm como objetivo relatar essa experiência, pois a escola selecionada é campo de atuação do PIBID, e refletir sobre os aspectos que envolvem a prática docente do Componente Curricular Arte. A metodologia utilizada foi a observação, e o instrumento de coleta de dados foi o diário de bordo, no qual há uma breve descrição das aulas e uma reflexão. Com a observação, percebeu-se a importância, para o licenciando, de este ter contato com o ambiente escolar e atentar para os desafios da prática da docência. Os resultados apontam os elementos que compõem a vida escolar: o ambiente, as características dos alunos e a metodologia aplicada pela docente observada. Verificou-se que a professora sempre busca maneiras diferenciadas para manter a atenção dos alunos e os incentivar, mas, em contrapartida, nota-se a falta de atenção e comprometimento dos alunos que, por sua vez, comprometem o andamento satisfatório das aulas. Apresenta-se também a reflexão dos bolsistas PIBID em busca de propostas que possam contribuir no processo de ensino e aprendizagem.