Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OBSERVAÇÃO NO PIBID SUBPROJETO ARTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE CAMPO DE ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103437
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 889
    "inscrito_id" => 6405
    "titulo" => "OBSERVAÇÃO NO PIBID SUBPROJETO ARTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE CAMPO DE ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este artigo compreende um relato das experiências apreendidas na observação realizada nas aulas ministradas do Componente Curricular Arte em uma escola no município de Bragança-Pa, no período de 24 de maio a 21 de junho de 2023. Os presentes pesquisadores têm como objetivo relatar essa experiência, pois a escola selecionada é campo de atuação do PIBID, e refletir sobre os aspectos que envolvem a prática docente do Componente Curricular Arte. A metodologia utilizada foi a observação, e o instrumento de coleta de dados foi o diário de bordo, no qual há uma breve descrição das aulas e uma reflexão. Com a observação, percebeu-se a importância, para o licenciando, de este ter contato com o ambiente escolar e atentar para os desafios da prática da docência. Os resultados apontam os elementos que compõem a vida escolar: o ambiente, as características dos alunos e a metodologia aplicada pela docente observada. Verificou-se que a professora sempre busca maneiras diferenciadas para manter a atenção dos alunos e os incentivar, mas, em contrapartida, nota-se a falta de atenção e comprometimento dos alunos que, por sua vez, comprometem o andamento satisfatório das aulas. Apresenta-se também a reflexão dos bolsistas PIBID em busca de propostas que possam contribuir no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6405_TB889_20112023010327.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SUSANE BRITO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Maria Susane Br"
    "autor_email" => "mariasusane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103437
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 889
    "inscrito_id" => 6405
    "titulo" => "OBSERVAÇÃO NO PIBID SUBPROJETO ARTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE CAMPO DE ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este artigo compreende um relato das experiências apreendidas na observação realizada nas aulas ministradas do Componente Curricular Arte em uma escola no município de Bragança-Pa, no período de 24 de maio a 21 de junho de 2023. Os presentes pesquisadores têm como objetivo relatar essa experiência, pois a escola selecionada é campo de atuação do PIBID, e refletir sobre os aspectos que envolvem a prática docente do Componente Curricular Arte. A metodologia utilizada foi a observação, e o instrumento de coleta de dados foi o diário de bordo, no qual há uma breve descrição das aulas e uma reflexão. Com a observação, percebeu-se a importância, para o licenciando, de este ter contato com o ambiente escolar e atentar para os desafios da prática da docência. Os resultados apontam os elementos que compõem a vida escolar: o ambiente, as características dos alunos e a metodologia aplicada pela docente observada. Verificou-se que a professora sempre busca maneiras diferenciadas para manter a atenção dos alunos e os incentivar, mas, em contrapartida, nota-se a falta de atenção e comprometimento dos alunos que, por sua vez, comprometem o andamento satisfatório das aulas. Apresenta-se também a reflexão dos bolsistas PIBID em busca de propostas que possam contribuir no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6405_TB889_20112023010327.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SUSANE BRITO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Maria Susane Br"
    "autor_email" => "mariasusane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este artigo compreende um relato das experiências apreendidas na observação realizada nas aulas ministradas do Componente Curricular Arte em uma escola no município de Bragança-Pa, no período de 24 de maio a 21 de junho de 2023. Os presentes pesquisadores têm como objetivo relatar essa experiência, pois a escola selecionada é campo de atuação do PIBID, e refletir sobre os aspectos que envolvem a prática docente do Componente Curricular Arte. A metodologia utilizada foi a observação, e o instrumento de coleta de dados foi o diário de bordo, no qual há uma breve descrição das aulas e uma reflexão. Com a observação, percebeu-se a importância, para o licenciando, de este ter contato com o ambiente escolar e atentar para os desafios da prática da docência. Os resultados apontam os elementos que compõem a vida escolar: o ambiente, as características dos alunos e a metodologia aplicada pela docente observada. Verificou-se que a professora sempre busca maneiras diferenciadas para manter a atenção dos alunos e os incentivar, mas, em contrapartida, nota-se a falta de atenção e comprometimento dos alunos que, por sua vez, comprometem o andamento satisfatório das aulas. Apresenta-se também a reflexão dos bolsistas PIBID em busca de propostas que possam contribuir no processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.