Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104799
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2462
    "inscrito_id" => 294
    "titulo" => "CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "o modo como o sujeito/docente se percebe profissional interfere de imediato em como ele se constitui docente, em consonância ao que evidenciaram aos estudos autores como Barreto (2011); Barreto (2016), salientando que este processo de significação sofre influência direta de múltiplos aspectos de ordem emocional, econômica, política e social, os quais se relacionam e intervém nos contextos em que a docência se desenvolve. O objetivo geral deste relato de experiência está em analisar/contextualizar, a partir da experiência vivenciada na residência pedagógica em educação física, a constituição da profissionalidade docente nos aspectos colaborativos referentes à formação docente e ao processo ensino-aprendizagem de estudantes de Educação Física"
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID294_TB2462_07102023193242.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNA SALES BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "MAGNA"
    "autor_email" => "magna.sales@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104799
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2462
    "inscrito_id" => 294
    "titulo" => "CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "o modo como o sujeito/docente se percebe profissional interfere de imediato em como ele se constitui docente, em consonância ao que evidenciaram aos estudos autores como Barreto (2011); Barreto (2016), salientando que este processo de significação sofre influência direta de múltiplos aspectos de ordem emocional, econômica, política e social, os quais se relacionam e intervém nos contextos em que a docência se desenvolve. O objetivo geral deste relato de experiência está em analisar/contextualizar, a partir da experiência vivenciada na residência pedagógica em educação física, a constituição da profissionalidade docente nos aspectos colaborativos referentes à formação docente e ao processo ensino-aprendizagem de estudantes de Educação Física"
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID294_TB2462_07102023193242.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNA SALES BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "MAGNA"
    "autor_email" => "magna.sales@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

o modo como o sujeito/docente se percebe profissional interfere de imediato em como ele se constitui docente, em consonância ao que evidenciaram aos estudos autores como Barreto (2011); Barreto (2016), salientando que este processo de significação sofre influência direta de múltiplos aspectos de ordem emocional, econômica, política e social, os quais se relacionam e intervém nos contextos em que a docência se desenvolve. O objetivo geral deste relato de experiência está em analisar/contextualizar, a partir da experiência vivenciada na residência pedagógica em educação física, a constituição da profissionalidade docente nos aspectos colaborativos referentes à formação docente e ao processo ensino-aprendizagem de estudantes de Educação Física

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.