O presente trabalho apresenta o resultado de um estudo sobre a formação de professores de química de uma instituição pública do Distrito Federal. A pesquisa compreende os anos de 2018 a 2023 nos quais foram implementados os programas PIBID e Residência Pedagógica - RP, no curso de licenciatura em química. A pesquisa tem como objetivo identificar como o PIBID e a Residência Pedagógica interferiram na produção científica e na formação da identidade docente e dos licenciandos em química. O referencial teórico da pesquisa se deu a partir de Fernandes (2018) que discute a valorização do trabalho docente comparando diversos países com o Brasil e Benedito da Silva e Queiroz. (2016) que refletem sobre a formação docente de química. A metodologia utilizada é qualitativa e interpretativa e foi realizada por meio de um estudo de caso. Os resultados da pesquisa demonstram que houve um aumento exponencial de trabalhos na área educacional quando os estudantes, que vivenciaram os Programas PIBID e RP, chegaram ao final do curso. Ao analisarmos os depoimentos dos relatos de experiência dos residentes identificamos o quanto o PIBID e a RP contribuíram para a formação da experiência docente, o quanto foi significativo na transposição da teoria para a prática e como tal prática consolidou a identidade docente.