O Programa Residência Pedagógica (PRP) se configura como um dos principais incentivos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a reformulação do estágio supervisionado realizado pelos alunos dos cursos de licenciatura. Nesse âmbito, diversas atividades são realizadas e dentre elas, é reservada determinado tempo para a etapa de confecção do Portfólio e de um relato de experiência. O presente trabalho visou analisar e relatar a experiência do bolsista durante a confecção de seu portfólio do primeiro módulo, ocorrido de outubro de 2022 a julho de 2023. Para isso, se procedeu com uma análise de cunho qualitativo, dialogando com outros autores da área. Como principais resultados, se pode ressaltar que a escrita do portfólio permite a organização e análise das atividades desenvolvidas ao longo do módulo, além de contribuir para a consolidação da escrita do bolsista, sua construção de argumentos e diálogo com outros autores. No entanto, dificuldades também foram enfrentadas, como aspectos de uma escrita tecnicista e enorme quantidade de detalhes ao qual o portfólio deveria comportar, sendo assim, necessário sua escrita contínua. Por fim, conclui-se que o portfólio cooperou com o aprimoramento de habilidades do bolsista, principalmente no que tange a escrita, leitura e argumentação.