INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104764 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2420 "inscrito_id" => 4418 "titulo" => "INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA" "resumo" => "Este artigo apresenta um experimento didático para auxiliar uma ação educativa e de conscientização sobre a educação financeira, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do aluno perante o orçamento familiar por meio da investigação matemática. O experimento será executado em três momentos, nos quais serão explorados e analisados o orçamento familiar, a partir de conceitos da matemática financeira e estatística, utilizando diversas metodologias em cada situação e momento. Neste estudo contém um recorte do experimento didático desenvolvido por todos residentes do curso, um estudo do referencial teórico e elaboração do material, para que dados sejam produzidos e analisados mediante uma análise textual, a partir de pesquisa sobre atividades investigativas, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico a partir de situações do cotidiano; análise de dados da tarefa, relações entre ensino de matemática e educação financeira. Por meio deste estudo, dá-se a importância de planejar e organizar o experimento para posteriormente ser executado e analisado, concluindo que as tarefas investigativas deverão auxiliar no desenvolvimento do espírito crítico dos alunos e nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática de forma significativa. Além desta importante aprendizagem ao aluno o mesmo poderá contribuir na formação inicial dos residentes, futuros professores do ensino básico e/ou superior. Por meio destas metodologias é possível que os residentes se sintam responsáveis pela sua aprendizagem, de modo que desenvolvam o senso crítico a partir de questões relacionadas ao cotidiano, tornando-se mais preparados para, posteriormente, trabalharem educação financeira em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4418_TB2420_23112023110548.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DALLASTA STIVAL" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.2020000870@aluno.iffar.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104764 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2420 "inscrito_id" => 4418 "titulo" => "INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA" "resumo" => "Este artigo apresenta um experimento didático para auxiliar uma ação educativa e de conscientização sobre a educação financeira, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do aluno perante o orçamento familiar por meio da investigação matemática. O experimento será executado em três momentos, nos quais serão explorados e analisados o orçamento familiar, a partir de conceitos da matemática financeira e estatística, utilizando diversas metodologias em cada situação e momento. Neste estudo contém um recorte do experimento didático desenvolvido por todos residentes do curso, um estudo do referencial teórico e elaboração do material, para que dados sejam produzidos e analisados mediante uma análise textual, a partir de pesquisa sobre atividades investigativas, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico a partir de situações do cotidiano; análise de dados da tarefa, relações entre ensino de matemática e educação financeira. Por meio deste estudo, dá-se a importância de planejar e organizar o experimento para posteriormente ser executado e analisado, concluindo que as tarefas investigativas deverão auxiliar no desenvolvimento do espírito crítico dos alunos e nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática de forma significativa. Além desta importante aprendizagem ao aluno o mesmo poderá contribuir na formação inicial dos residentes, futuros professores do ensino básico e/ou superior. Por meio destas metodologias é possível que os residentes se sintam responsáveis pela sua aprendizagem, de modo que desenvolvam o senso crítico a partir de questões relacionadas ao cotidiano, tornando-se mais preparados para, posteriormente, trabalharem educação financeira em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4418_TB2420_23112023110548.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DALLASTA STIVAL" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.2020000870@aluno.iffar.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }