O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) surge como um meio de inserir o licenciando no ambiente escolar, dá oportunidade aos bolsistas de estarem na escola no início da sua formação, acompanhando os andamento e desenvolvimento das atividades escolares, para adquirir conhecimentos e experiências que servirão como base para sua formação docente. Daremos focos as atividades voltadas à ludicidade na nossa experiência. O estudo tem como objetivo verificar que experiências e vivências relacionadas ao lúdico os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) identificam como relevantes para sua formação docente. Os seguintes autores serviram como referencial teórico para a produção deste artigo, produzido em 2023 e que se evidencia como um relato de experiência: Alencar; Ferreira; Teixeira; Oliveira e Silva (2014), Freire (1996), Modesto e Rubio (2014), Luckesi (2014) e Souza; Santana e Santos (2021). Neste relato vimos que a ludicidade tem uma grande relevância na aprendizagem dos alunos da educação básica e dos licenciandos em formação, estimulando a ampliação do arcabouço cultural, o planejamento de atividades lúdicas e a confecção e aplicação de jogos didáticos.