O fazer docência é muito mais do que ensinar, é educar o indivíduo para ser cidadão, e, para além de tudo, ser um agente transformador. O Programa Residência Pedagógica busca o diálogo entre o ensino superior e o ensino básico, no intuito de permitir o aprimoramento do fazer docente. O presente artigo vem relatar a experiência vivida na escola Renato Pinheiro Condurú, por meio do projeto “Cidade e Cidadania - construindo caminhos para o ensino de Geografia na escola básica”. Como residentes integrantes do projeto, desenvolvemos em turmas do 1º ano do ensino médio uma proposta metodológica de ensino intitulada “Cidades ribeirinhas e a formação espacial amazônica: entre a cruz, o comércio e a espada”. A proposta de ensino teve como objetivo desenvolver a compreensão acerca da produção do espaço amazônico nos séculos XVII e XVIII, dando destaque à formação das cidades ribeirinhas amazônicas, elemento fundamental da estruturação socioespacial regional no referido período histórico. A metodologia utilizada constou de levantamento bibliográfico e estudo empírico, sendo este pautado na atuação e experiência na escola-campo, em que houve a observação sistemática, avaliação diagnóstica, aplicação da proposta metodológica e avaliação de resultados, para verificar o alcance dos objetivos. A partir da experiência vivida, constata-se que mesmo com os percalços e desafios impostos ao professor e à educação pública brasileira e paraense, é possível pensar novas metodologias que trazem ao aluno uma aprendizagem significativa, apoiada na melhor compreensão das dinâmicas urbanas presentes em seu espaço de vivência cotidiana