O presente documento tem por objetivo relatar as vivências experienciadas no percurso do Programa de Residência Pedagógica (PRP), na iniciação à docência de Pedagogia enquanto estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus Marília. . O relato terá como objeto o período referente às práticas de observação de sala de aula em um período aproximado de de oito meses e em especial da regência da sequência didática aplicada em sala de aula com supervisão dos professor preceptor e do professor orientador da residência pedagógica. Tratando-se de um relato de experiência, para a construção deste texto, foram consideradas as experiência, as observações e as reflexões vivenciadas, Também foram apontadas as percepções pessoais e os resultados aparentes alcançados no trajeto até a finalização desta etapa, os quais envolveram atividades de imersão na escola-campo, observação de aulas, elaboração de atividades, e regência propriamente dita, sob a supervisão do professor preceptor, além de estudos de formação dirigidos pela orientador do programa na universidade junto aos residentes. O presente relato de experiência também faz uma reflexão acerca da importância da residência pedagógica, por se tratar de um programa que visa enriquecer a formação acadêmica e profissional dos licenciandos por meio da imersão no ambiente escolar, e que tem se revelado uma ponte fundamental entre a universidade e as escolas e, por consequência, um facilitador do processo de ensino-aprendizagem durante esse momento formativo.