PIVETTA, Álvaro Silva et al.. As mídias e o brincar na infância. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104591>. Acesso em: 22/11/2024 08:56
Atualmente as mídias digitais estão chegando cada vez mais cedo no universo infantil, é comum as crianças terem acesso a essas mídias e demonstrarem uma certa facilidade no seu manuseio, o que pode ser refletido nas suas manifestações corporais. Com isso, o presente estudo tem como o objetivo de compreender a influencia das mídias nas novas formas de brincar e as suas interações durante a infância. A pesquisa se trata de um trabalho em andamento que possui um caráter qualitativo, partindo de uma revisão sistemática no portal de periódico da capes utilizando as expressões de busca “mídia”, “infância” e “brincar”. Concluída a revisão, será feito um estudo etnográfico no qual o pesquisador irá se inserir em uma escola de educação infantil, buscando analisar a influência das mídias nas brincadeiras e nas interações das crianças durante o recreio e as aulas de educação física. O brincar tem abrangido cada vez mais as diferentes mídias digitais, gerando interações e manifestações que podem expandir as delimitações de espaço/tempo durante as brincadeiras, como são os jogos online. Vale destacar que para um bom entendimento da mídia e das manifestações corporais na vida das crianças é necessário compreendermos o contexto no qual elas estão inseridas.