Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AS MÍDIAS E O BRINCAR NA INFÂNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104591
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2227
    "inscrito_id" => 7989
    "titulo" => "AS MÍDIAS E O BRINCAR NA INFÂNCIA"
    "resumo" => "Atualmente as mídias digitais estão chegando cada vez mais cedo no universo infantil, é comum as crianças terem acesso a essas mídias e demonstrarem uma certa facilidade no seu manuseio, o que pode ser refletido nas suas manifestações corporais. Com isso, o presente estudo tem como o objetivo de compreender a influencia das mídias nas novas formas de brincar e as suas interações durante a infância. A pesquisa se trata de um trabalho em andamento que possui um caráter qualitativo, partindo de uma revisão sistemática no portal de periódico da capes utilizando as expressões de busca “mídia”, “infância” e “brincar”. Concluída a revisão, será feito um estudo etnográfico no qual o pesquisador irá se inserir em uma escola de educação infantil, buscando analisar a influência das mídias nas brincadeiras e nas interações das crianças durante o recreio e as aulas de educação física. O brincar tem abrangido cada vez mais as diferentes mídias digitais, gerando interações e manifestações que podem expandir as delimitações de espaço/tempo durante as brincadeiras, como são os jogos online. Vale destacar que para um bom entendimento da mídia e das manifestações corporais na vida das crianças é necessário compreendermos o contexto no qual elas estão inseridas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7989_TB2227_06102023152209.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÁLVARO SILVA PIVETTA"
    "autor_nome_curto" => "ÁLVARO"
    "autor_email" => "alvaropivetta99@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104591
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2227
    "inscrito_id" => 7989
    "titulo" => "AS MÍDIAS E O BRINCAR NA INFÂNCIA"
    "resumo" => "Atualmente as mídias digitais estão chegando cada vez mais cedo no universo infantil, é comum as crianças terem acesso a essas mídias e demonstrarem uma certa facilidade no seu manuseio, o que pode ser refletido nas suas manifestações corporais. Com isso, o presente estudo tem como o objetivo de compreender a influencia das mídias nas novas formas de brincar e as suas interações durante a infância. A pesquisa se trata de um trabalho em andamento que possui um caráter qualitativo, partindo de uma revisão sistemática no portal de periódico da capes utilizando as expressões de busca “mídia”, “infância” e “brincar”. Concluída a revisão, será feito um estudo etnográfico no qual o pesquisador irá se inserir em uma escola de educação infantil, buscando analisar a influência das mídias nas brincadeiras e nas interações das crianças durante o recreio e as aulas de educação física. O brincar tem abrangido cada vez mais as diferentes mídias digitais, gerando interações e manifestações que podem expandir as delimitações de espaço/tempo durante as brincadeiras, como são os jogos online. Vale destacar que para um bom entendimento da mídia e das manifestações corporais na vida das crianças é necessário compreendermos o contexto no qual elas estão inseridas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7989_TB2227_06102023152209.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÁLVARO SILVA PIVETTA"
    "autor_nome_curto" => "ÁLVARO"
    "autor_email" => "alvaropivetta99@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Atualmente as mídias digitais estão chegando cada vez mais cedo no universo infantil, é comum as crianças terem acesso a essas mídias e demonstrarem uma certa facilidade no seu manuseio, o que pode ser refletido nas suas manifestações corporais. Com isso, o presente estudo tem como o objetivo de compreender a influencia das mídias nas novas formas de brincar e as suas interações durante a infância. A pesquisa se trata de um trabalho em andamento que possui um caráter qualitativo, partindo de uma revisão sistemática no portal de periódico da capes utilizando as expressões de busca “mídia”, “infância” e “brincar”. Concluída a revisão, será feito um estudo etnográfico no qual o pesquisador irá se inserir em uma escola de educação infantil, buscando analisar a influência das mídias nas brincadeiras e nas interações das crianças durante o recreio e as aulas de educação física. O brincar tem abrangido cada vez mais as diferentes mídias digitais, gerando interações e manifestações que podem expandir as delimitações de espaço/tempo durante as brincadeiras, como são os jogos online. Vale destacar que para um bom entendimento da mídia e das manifestações corporais na vida das crianças é necessário compreendermos o contexto no qual elas estão inseridas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.