As dificuldades que os professores de matemática vêm enfrentando em repassar o conteúdo de geometria para os alunos do ensino fundamental II são ainda mais visíveis e problemáticas quando comparadas aos resultados da primeira fase da 18ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) deste ano como a de anos anteriores. Essa problemática no ensino da matemática está associada principalmente aos conhecimentos não consolidados sobre a unidade temática de geometria, tendo em vista essas dificuldades de alguns professores de matemática em trabalhar os conteúdos de geometria, os discentes da Universidade Federal do Pará(UFPA) participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) aplicaram uma estratégia de ensino da geometria com o uso do Tangram para os alunos participantes da OBMEP 2023 da Escola Nossa Senhora do Carmo.Este relato de experiência tem como objetivo apresentar o uso do Tangram como estratégia de ensino que visa consolidar de forma lúdica e divertida os conhecimentos geométricos presentes desde a construção do quebra-cabeça chinês até as relações de congruências e semelhanças das figuras que o compõem. Ao final das atividades, observou-se uma melhora significativa dos alunos quanto ao conteúdo de geometria através da correção da 1ª Olimpíada Cametaense de Matemática (OCM), realizada nas escolas do município nos dias 22 e 23 de agosto de 2023.