O presente relato de experiência apresenta minha vivência como residente do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do IF Goiano, Campus Rio Verde, subprojeto Biologia. A experiência formativa no PRP, foi de grande importância para meu crescimento em se tratando da imersão na prática de docência. Diante de orientações na escola campo, da preceptora do IFGoiano. A utilização de tecnologias no contexto educacional tem se mostrado indeclinável para aprimorar as práticas pedagógicas, e a utilização de uma ferramenta de automação personalizada pode oferecer uma abordagem inovadora e eficiente para a prática docente e administrativa da escola. Desde o momento da elaboração do Plano de Ação Pedagógica (PAP), quanto a realização da docência em sala de aula, tudo isso contribuiu de forma positiva para mim, tendo como desafio o replanejamento, pois nem sempre quando planejamos uma aula, ela será aplicada em todas as turmas, mostrando a heterogeneidade entre os estudantes, principalmente quando se tratando dos turnos matutinos com o noturno. No entanto, muitos docentes enfrentam desafios relacionados ao gerenciamento e controle de laboratórios de ciências da natureza, o que pode comprometer a qualidade das atividades experimentais. Nesse contexto, o desenvolvimento de uma ferramenta Visual Basic for Applications (VBA) específica para o controle do laboratório de ciências da escola-campo pode otimizar processos, facilitar a gestão de recursos e a organização do espaço. Espera-se que a ferramenta VBA desenvolvida contribua para a melhoria das práticas pedagógicas na escola campo do PRP, promovendo uma abordagem inovadora e eficaz para o ensino das ciências da natureza.