O texto objetiva traçar o perfil de gestão de 13 formadores de Ciências da Natureza, das Secretarias Municipais de Educação da região cearense denominada Médio Jaguaribe - CE, abrangida pela Coordenadoria Regional de Educação (CREDE 10). Eles responderam um questionário eletrônico com 26 questões distribuídas em quatro blocos: 1) Dados pessoais; 2) Formação acadêmica; 3) Experiência profissional na gestão; 4) Características do trabalho de gestão desempenhado. Os dados coletados do questionário foram tratados por meio de estatística descritiva. Os resultados mais significativos provenientes das análises dizem respeito, sobretudo, a gestão de treze redes municipais de educação no contexto da implementação da BNCC, em suas partes documental, a partir do ano de 2016, e de efetivação desta política educacional, a partir do ano de 2022. As conclusões desta pesquisa esclarecem uma realidade educacional pontual afetada pela reforma educacional em curso, dialogando com alguns pesquisadores, inclusive da área do Ensino de Ciências, no sentido de demonstrar preocupações referentes aos riscos das implicações da implementação da BNCC no ensino promovido na educação básica, assim como o que é destinado à formação inicial e continuada do professor.