O seguinte Relato de Experiência trata sobre uma atividade desenvolvida com alunos do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila em Ponta Grossa - PR, por parte dos estagiários bolsistas do PIBID do curso de Licenciatura em História da UEPG. Como objetivo, procurou-se criar uma ligação entre a disciplina de História e as experiências dos alunos após uma visita ao Museu de Ciências Naturais da UPEG. A partir disso, desenvolveu-se uma atividade embasada teoricamente na relação entre as teorias raciais do século XIX, os genocídios perpetrados pelo regime nazista no século XX e os preconceitos difundidos na sociedade atual, contextualizando-os como parte de um mesmo processo. Através do uso de exposições orais e metodologias ativas, os alunos compartilharam suas concepções próprias de termos como raça e etnia, refletindo sobre os efeitos contemporâneos da cientificização do racismo na forma de preconceitos latentes que os estudantes vivenciam em seus cotidianos. Dessa forma, propõem-se reflexões sobre os incentivos às participações ativas de alunos como construtores de conhecimento em sala a partir das demandas e dos contextos da educação pública em escolas periféricas.