Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PREPARAÇÃO PARA OBMEP: RELATO DE UM BOLSISTA DO PIBID DE MATEMÁTICA – UFRN

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103340
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 774
    "inscrito_id" => 2890
    "titulo" => "PREPARAÇÃO PARA OBMEP: RELATO DE UM BOLSISTA DO PIBID DE MATEMÁTICA – UFRN"
    "resumo" => "A Matemática ainda é uma disciplina que causa muita aversão para muitos dos educandos, nesse viés é pertinente sempre buscarmos meios para que a mesma não seja vista de forma assustadora por esses educandos. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, tem a finalidade de estimular os educandos das escolas públicas a encarar a Matemática de uma maneira mais motivadora e desafiadora, dessa forma, o objetivo desse trabalho é relatar as experiências vivenciadas enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID apresentando como foi elaborada e desenvolvida uma das atividades didático-pedagógicas do PIBID Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Natal, Campus Central, que teve como foco a preparação dos educandos de uma escola do Município de Parnamirim-RN, para participarem das olimpíadas no ano de 2023. O PIBID tem como principal objetivo o aperfeiçoamento da formação inicial de professores para o exercício da docência na educação básica, nesse sentido destacamos as ações desenvolvidas com ênfase na nossa formação enquanto estudantes da graduação do curso de Matemática, tendo como embasamento teórico as concepções de uma formação inventiva de professores segundo Dias (2015) e Dias (2019), bem como documentos oficiais que tratam do PIBID e da formação de professores."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2890_TB774_18112023223230.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR EMANUEL BEZERRA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "EMANUEL"
    "autor_email" => "victoremanueld23@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103340
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 774
    "inscrito_id" => 2890
    "titulo" => "PREPARAÇÃO PARA OBMEP: RELATO DE UM BOLSISTA DO PIBID DE MATEMÁTICA – UFRN"
    "resumo" => "A Matemática ainda é uma disciplina que causa muita aversão para muitos dos educandos, nesse viés é pertinente sempre buscarmos meios para que a mesma não seja vista de forma assustadora por esses educandos. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, tem a finalidade de estimular os educandos das escolas públicas a encarar a Matemática de uma maneira mais motivadora e desafiadora, dessa forma, o objetivo desse trabalho é relatar as experiências vivenciadas enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID apresentando como foi elaborada e desenvolvida uma das atividades didático-pedagógicas do PIBID Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Natal, Campus Central, que teve como foco a preparação dos educandos de uma escola do Município de Parnamirim-RN, para participarem das olimpíadas no ano de 2023. O PIBID tem como principal objetivo o aperfeiçoamento da formação inicial de professores para o exercício da docência na educação básica, nesse sentido destacamos as ações desenvolvidas com ênfase na nossa formação enquanto estudantes da graduação do curso de Matemática, tendo como embasamento teórico as concepções de uma formação inventiva de professores segundo Dias (2015) e Dias (2019), bem como documentos oficiais que tratam do PIBID e da formação de professores."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2890_TB774_18112023223230.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR EMANUEL BEZERRA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "EMANUEL"
    "autor_email" => "victoremanueld23@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A Matemática ainda é uma disciplina que causa muita aversão para muitos dos educandos, nesse viés é pertinente sempre buscarmos meios para que a mesma não seja vista de forma assustadora por esses educandos. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, tem a finalidade de estimular os educandos das escolas públicas a encarar a Matemática de uma maneira mais motivadora e desafiadora, dessa forma, o objetivo desse trabalho é relatar as experiências vivenciadas enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID apresentando como foi elaborada e desenvolvida uma das atividades didático-pedagógicas do PIBID Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Natal, Campus Central, que teve como foco a preparação dos educandos de uma escola do Município de Parnamirim-RN, para participarem das olimpíadas no ano de 2023. O PIBID tem como principal objetivo o aperfeiçoamento da formação inicial de professores para o exercício da docência na educação básica, nesse sentido destacamos as ações desenvolvidas com ênfase na nossa formação enquanto estudantes da graduação do curso de Matemática, tendo como embasamento teórico as concepções de uma formação inventiva de professores segundo Dias (2015) e Dias (2019), bem como documentos oficiais que tratam do PIBID e da formação de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.