O trabalho foi realizado junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto interdisciplinar Biologia/Matemática/Química do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, o qual realizou-se uma oficina interdisciplinar com os alunos da 2ª série do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Francisco Accioli, situado na cidade de Pires do Rio – Goiás. Essa atividade visou contribuir para o ensino de química e biologia, no qual relacionou a química orgânica com o uso de ligações covalentes presentes nas bases nitrogenadas que compõem o DNA, assim, objetivando construir modelos moleculares a partir de elementos químicos presentes no DNA, visando uma experiência ativa e lúdica. Para a realização da atividade foi feito um esquema de revisão de átomos e elementos químicos com suas características principais, bem como as ligações químicas referente a estrutura e suas propriedades, focando na composição desses elementos no DNA, como a Adenina, Timina, Citosina e Guanina. Os alunos foram divididos em quatro grupos, para que cada um construísse uma base nitrogenada encontrada no DNA, sendo que por meio da troca de conhecimentos, foram adquirindo as noções de compostos orgânicos e a importância das ligações químicas, bem como a quantidade de cada elemento químico na produção de determinada base nitrogenada. Assim, a metodologia ativa quando relacionada ao conteúdo proporciona espaços mais dinâmicos e com maior aprendizagem, uma vez que a participação e assiduidade dos alunos se torna mais eficaz durante a execução da atividade.