O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre a aplicação de uma sequência didática interdisciplinar com a abordagem do tema água para as turmas do Ensino Médio de uma escola-campo do PIBID de uma instituição pública do Sul de Minas Gerais. A partir da aplicação da sequência didática, composta por quatro aulas, buscou-se proporcionar aos estudantes uma compreensão mais abrangente e contextualizada sobre a importância dos recursos hídricos, além de reforçar os impactos decorrentes da sua poluição para a sociedade e meio ambiente. A fim de promover o protagonismo dos alunos na construção do próprio conhecimento empregou-se a estratégia didática do ensino por investigação. Desta forma, os alunos foram motivados a solucionar o problema vivenciado pelos moradores de uma comunidade fictícia que apresentavam sintomas de uma doença de veiculação hídrica. Diante da exposição da situação problema, os alunos foram convidados a atuarem como agentes de saúde fortalecendo o protagonismo estudantil na busca por soluções para o problema socioambiental que afligia a comunidade. A partir da compreensão dos conteúdos teóricos relacionados à água por meio de uma abordagem interdisciplinar foi possível ampliar a compreensão dos estudantes sobre a complexidade das questões ambientais, permitindo-lhes enfrentar os desafios presentes na sociedade contemporânea de forma mais abrangente e consciente. Verificou-se que a sequência didática contribuiu para reforçar a importância da alfabetização científica que favoreceu a transformação dos alunos em agentes de mudança engajados com a promoção da saúde coletiva e com a preservação desse valioso recurso natural.