Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência do programa de residência pedagógica na UNESC, destacando como essa experiência proporciona uma formação que entrelaça as disciplinas de Artes e História, propiciando uma abordagem interdisciplinar. Especificamente, no contexto da intersecção entre Artes e História, surge uma proposta intrigante para explorar conexões significativas entre os componentes curriculares. Para este estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa que envolveu a revisão da literatura de autores que trabalhavam com temas tanto de Artes quanto da História, incluindo Saviani (1991), Knaus (2006), Canton (2009), Hooks (2013) Oliveira (2011). Além da revisão bibliográfica, as discussões acadêmicas desempenharam um papel crucial no desenvolvimento de ideias e proposições para serem trabalhadas em sala de aula. Reuniões interdisciplinares envolvendo professores de Artes e História costuraram os dois cursos, criando uma base sólida de conceitos e práticas interdisciplinares. Nesse contexto, o Programa de Residência Pedagógica desempenha um papel vital na nossa formação docente. Ele permite que futuros professores vivenciem a interdisciplinaridade na prática e desenvolvam abordagens inovadoras para a educação. Por meio dessas experiências, é possível superar desafios e alcançar conquistas significativas na formação de profissionais da educação capazes de promover uma educação mais dinâmica e significativa, como uma pedagogia engajada (hooks, 2017) conectando as disciplinas de Artes e História de maneira enriquecedora e significativa para os alunos.