Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNESC: UMA REFLEXÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE ENTRELAÇANDO HISTÓRIA E ARTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104331
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1935
    "inscrito_id" => 7313
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNESC: UMA REFLEXÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE ENTRELAÇANDO HISTÓRIA E ARTES"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência do programa de residência pedagógica na UNESC, destacando como essa experiência proporciona uma formação que entrelaça as disciplinas de Artes e História, propiciando uma abordagem interdisciplinar. Especificamente, no contexto da intersecção entre Artes e História, surge uma proposta intrigante para explorar conexões significativas entre os componentes curriculares. Para este estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa que envolveu a revisão da literatura de autores que trabalhavam com temas tanto de Artes quanto da História, incluindo Saviani (1991), Knaus (2006), Canton (2009), Hooks (2013) Oliveira (2011). Além da revisão bibliográfica, as discussões acadêmicas desempenharam um papel crucial no desenvolvimento de ideias e proposições para serem trabalhadas em sala de aula. Reuniões interdisciplinares envolvendo professores de Artes e História costuraram os dois cursos, criando uma base sólida de conceitos e práticas interdisciplinares. Nesse contexto, o Programa de Residência Pedagógica desempenha um papel vital na nossa formação docente. Ele permite que futuros professores vivenciem a interdisciplinaridade na prática e desenvolvam abordagens inovadoras para a educação. Por meio dessas experiências, é possível superar desafios e alcançar conquistas significativas na formação de profissionais da educação capazes de promover uma educação mais dinâmica e significativa, como uma pedagogia engajada (hooks, 2017) conectando as disciplinas de Artes e História de maneira enriquecedora e significativa para os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7313_TB1935_05102023171112.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATAN DE OLIVEIRA REZENDE"
    "autor_nome_curto" => "NATAN"
    "autor_email" => "natanlvr@unesc.net"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104331
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1935
    "inscrito_id" => 7313
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNESC: UMA REFLEXÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE ENTRELAÇANDO HISTÓRIA E ARTES"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência do programa de residência pedagógica na UNESC, destacando como essa experiência proporciona uma formação que entrelaça as disciplinas de Artes e História, propiciando uma abordagem interdisciplinar. Especificamente, no contexto da intersecção entre Artes e História, surge uma proposta intrigante para explorar conexões significativas entre os componentes curriculares. Para este estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa que envolveu a revisão da literatura de autores que trabalhavam com temas tanto de Artes quanto da História, incluindo Saviani (1991), Knaus (2006), Canton (2009), Hooks (2013) Oliveira (2011). Além da revisão bibliográfica, as discussões acadêmicas desempenharam um papel crucial no desenvolvimento de ideias e proposições para serem trabalhadas em sala de aula. Reuniões interdisciplinares envolvendo professores de Artes e História costuraram os dois cursos, criando uma base sólida de conceitos e práticas interdisciplinares. Nesse contexto, o Programa de Residência Pedagógica desempenha um papel vital na nossa formação docente. Ele permite que futuros professores vivenciem a interdisciplinaridade na prática e desenvolvam abordagens inovadoras para a educação. Por meio dessas experiências, é possível superar desafios e alcançar conquistas significativas na formação de profissionais da educação capazes de promover uma educação mais dinâmica e significativa, como uma pedagogia engajada (hooks, 2017) conectando as disciplinas de Artes e História de maneira enriquecedora e significativa para os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7313_TB1935_05102023171112.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATAN DE OLIVEIRA REZENDE"
    "autor_nome_curto" => "NATAN"
    "autor_email" => "natanlvr@unesc.net"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência do programa de residência pedagógica na UNESC, destacando como essa experiência proporciona uma formação que entrelaça as disciplinas de Artes e História, propiciando uma abordagem interdisciplinar. Especificamente, no contexto da intersecção entre Artes e História, surge uma proposta intrigante para explorar conexões significativas entre os componentes curriculares. Para este estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa que envolveu a revisão da literatura de autores que trabalhavam com temas tanto de Artes quanto da História, incluindo Saviani (1991), Knaus (2006), Canton (2009), Hooks (2013) Oliveira (2011). Além da revisão bibliográfica, as discussões acadêmicas desempenharam um papel crucial no desenvolvimento de ideias e proposições para serem trabalhadas em sala de aula. Reuniões interdisciplinares envolvendo professores de Artes e História costuraram os dois cursos, criando uma base sólida de conceitos e práticas interdisciplinares. Nesse contexto, o Programa de Residência Pedagógica desempenha um papel vital na nossa formação docente. Ele permite que futuros professores vivenciem a interdisciplinaridade na prática e desenvolvam abordagens inovadoras para a educação. Por meio dessas experiências, é possível superar desafios e alcançar conquistas significativas na formação de profissionais da educação capazes de promover uma educação mais dinâmica e significativa, como uma pedagogia engajada (hooks, 2017) conectando as disciplinas de Artes e História de maneira enriquecedora e significativa para os alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.