O presente relato visa compartilhar a síntese das vivências dos docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, ressaltando a efetiva participação e envolvimento dos bolsistas e voluntários dos programas de formação inicial de professores (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid e Programa Residência Pedagógica - PRP); sujeitos participantes do estágio supervisionado (estagiárias/os, supervisoras/es e orientadoras/es) e demais sujeitos envolvidos e/ou interessadas/os na prática como componente curricular. A prática como componente curricular está estabelecida dentro da organização curricular das licenciaturas nos componentes intitulados como “Projeto Interdisciplinar” (Prointer) e como “Seminário Institucional das Licenciaturas” (Seilic) perfazendo 225 horas. A partir dos trabalhos desenvolvidos nos componentes curriculares de Prointer das licenciaturas, o Projeto Institucional estabelece que as atividades deverão ser sociabilizadas no componente curricular Seilic. O conjunto desse pensamento reflete-se, portanto, no Projeto Institucional de Formação Docente da UFU, em suas vivências basilares, nas quais se incluem o Pibid, PRP, Prointer e Seilic. A interlocução estabelecida pelo Projeto Institucional de Formação e Desenvolvimento do Profissional da Educação da UFU possibilitou a comunicação e o diálogo entre as várias áreas e ciências. É nítido e significativo o avanço dos últimos três anos no aperfeiçoamento da prática como componente curricular como estava vislumbrado no Projeto Institucional de Formação de Professoras/es da UFU. Cada trabalho apresentado nas diferentes edições do Seilic retrata um movimento que envolve docentes e discentes da Educação Básica e do Ensino Superior enquanto diferentes protagonistas do processo de ensino e aprendizagem em construção coletiva nas atividades teórico-práticas.