AUTORIA DIDÁTICA: A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NAS PRÁTICAS DO PIBID
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103031 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 422 "inscrito_id" => 423 "titulo" => "AUTORIA DIDÁTICA: A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NAS PRÁTICAS DO PIBID" "resumo" => "A pesquisa "Autoria didática e Profissionalização docente nas práticas do PIBID/UFRJ 2022/2024" tem por objetivo compreender como as práticas pedagógicas desenvolvidas nos subprojetos PIBID/UFRJ 2022/2024 são construídas coletivamente. A pesquisa de cunho qualitativo coletou informações por meio de formulário digital estruturado, que foi respondido pelos Coordenadores de Área do PIBID/UFRJ, que apresentaram algumas das práticas destaques e suas observações sobre todo processo de atividades que realizam. A análise foi construída por meio da criação de categorias que correspondem as a) impressões dos sujeitos, b) o relato de experiências práticas descritas e c) a teorizações do campo (LÜDKE; ANDRÉ, 2013). Como aporte teóricos dialogamos com Bakhtin (1998), Faraco (2005) e Demo (2015), no que se refere a autoria didática. Já em Roldão (2007), Libâneo (2013), Nóvoa (2002) destacamos a importância de a formação profissional dos professores se realizar na articulação entre universidade e escolas. Duas categorias emergiram na pesquisa: 1) A vivência coletiva e em especial tem um impacto positivo na construção da docência; 2) As demandas que aparecem no cotidiano da sala de aula potencializam e tencionam práticas autorais." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID423_TB422_16112023203207.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REJANE MARIA DE ALMEIDA AMORIM" "autor_nome_curto" => "Rejane Maria de" "autor_email" => "rejane.ufrj@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103031 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 422 "inscrito_id" => 423 "titulo" => "AUTORIA DIDÁTICA: A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NAS PRÁTICAS DO PIBID" "resumo" => "A pesquisa "Autoria didática e Profissionalização docente nas práticas do PIBID/UFRJ 2022/2024" tem por objetivo compreender como as práticas pedagógicas desenvolvidas nos subprojetos PIBID/UFRJ 2022/2024 são construídas coletivamente. A pesquisa de cunho qualitativo coletou informações por meio de formulário digital estruturado, que foi respondido pelos Coordenadores de Área do PIBID/UFRJ, que apresentaram algumas das práticas destaques e suas observações sobre todo processo de atividades que realizam. A análise foi construída por meio da criação de categorias que correspondem as a) impressões dos sujeitos, b) o relato de experiências práticas descritas e c) a teorizações do campo (LÜDKE; ANDRÉ, 2013). Como aporte teóricos dialogamos com Bakhtin (1998), Faraco (2005) e Demo (2015), no que se refere a autoria didática. Já em Roldão (2007), Libâneo (2013), Nóvoa (2002) destacamos a importância de a formação profissional dos professores se realizar na articulação entre universidade e escolas. Duas categorias emergiram na pesquisa: 1) A vivência coletiva e em especial tem um impacto positivo na construção da docência; 2) As demandas que aparecem no cotidiano da sala de aula potencializam e tencionam práticas autorais." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID423_TB422_16112023203207.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REJANE MARIA DE ALMEIDA AMORIM" "autor_nome_curto" => "Rejane Maria de" "autor_email" => "rejane.ufrj@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }