O mundo digital tem imposto aos estudantes um universo de ensino cada vez mais individualizado. O resgate das brincadeiras tradicionais com a inserção de conhecimentos em Ciências e Biologia, pode ser uma estratégia interessante para a socialização, a coletividade e desenvolvimento de identidade de grupo. Por essa razão, a proposta do presente trabalho foi relatar como jogos simples podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo, emocional e psicomotor. A atividade foi realizada numa escola pública estadual com alunos do sétimo ano com idade entre 12 a 13 anos, baseando-se na construção de um brinquedo para produzir bolhas de sabão. A temática escolhida para tal abordagem foi tensão superficial da água, um fenômeno importante para explicar a formações de gotículas de água, a capilaridade, a flutuação de objetos, higienização de materiais, procedimentos clínicos, decoração cerâmica e a produção de surfactantes na indústria. A experiência demonstrou que objetos de aprendizagem simples, desde que adequadamente inseridos em sequências didáticas são capazes de despertar empolgação, promovendo a aprendizagem. Importante que as brincadeiras tradicionais sejam acompanhadas de experiências científicas relacionadas com o cotidiano, para criar significância cognitiva. A socialização e coletividade no trabalho de docência dentro da escola, devem ser revistos em detrimento da entrada de tecnologias de educação, que tem conspirado fortemente para a individualização da educação.