Este relato apresenta os resultados e as discussões de um projeto com estudos literários, realizado na escola Municipal Professora Maria das Graças Alves Costa, em Irecê, Bahia, com alunos do 9° ano, em 2023. O projeto, denominado PODler, envolveu a produção de podcast, jornal, músicas e documentário a partir da leitura de obras literárias diversas. O objetivo foi promover a formação sociocultural, pessoal e interpessoal dos alunos, por meio da leitura contextualizada. O trabalho se fundamentou na proposta letramento literário de Cosson (2018) e nas competências e habilidades da BNCC. O projeto contou com a participação dos residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) da UNEB, que atuaram como mediadores das atividades, sob a supervisão da professora da área. O texto destaca os benefícios do projeto para os alunos, que ampliaram seus horizontes culturais, desenvolveram habilidades de interpretação e expressão, e apreciaram obras literárias de diferentes gêneros e autores; para os residentes, que vivenciaram a prática docente e aplicaram os conhecimentos adquiridos na universidade; e para a universidade, que cumpriu sua função social, articulando o ensino, a pesquisa e a extensão, fortalecendo os laços com a comunidade escolar.