Neste texto, será discutida a importância da formação acadêmica de professores na área de Sociologia, destacando a figura do educador como mediador e investigador, atento às contradições da prática docente. Abordaremos também a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) como meio de desenvolver a capacidade crítico-reflexiva dos residentes, fortalecendo a identidade docente e a práxis educacional, bem como a relevância da Residência Pedagógica no contexto da transposição didática entre o Ensino Superior e a Educação Básica, onde muitos professores enfrentam dificuldades ao lidar com a discrepância entre teoria e prática. Além disso, serão discutidas outras questões essenciais para a formação do profissional crítico-reflexivo no ambiente escolar, como o professor-investigativo, a discussão acerca da problemática do currículo, o ensino dialógico e a práxis educacional. O presente artigo está embasado, principalmente, nos conceitos de professor reflexivo, de transposição didática e de saberes docentes, elaborados por Donald A. Schön, por Yves Chevallard e por Maurice Tardif, respectivamente, e nas reflexões de Paulo Freire e de José Gimeno Sacristán. A partir das reflexões que os residentes e sua preceptora tiveram sobre suas experiências na escola, foi possível constatar que, quando o docente torna sua prática em práxis - ao incorporar os saberes dos educandos em suas aulas, por meio da dialogicidade, e os toma como referencial para a construção de aulas futuras -, a transposição do conhecimento científico, de fato, ocorre.