Os jogos têm se mostrado recursos importantes para a aprendizagem de conteúdos em diferentes disciplinas, especialmente, de conteúdos matemáticos. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo: descrever sobre o uso do Tangram para o ensino de geometria em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Marabá, no Pará. A abordagem é qualitativa, feita por meio do relato de experiência, usando diários de bordo elaborados no decorrer de oito aulas, realizadas no mês de junho de 2023. Como referencial teórico, selecionamos autores que tratam da temática, tais como: Pontes (2019), Ribas (2016), Oliveira, Silva e Santos (2020). A experiência evidenciou que atividades lúdicas, em especial o Tangram, podem ser fundamentais para os alunos em qualquer fase de desenvolvimento. Ele pode ser utilizado para o desenvolver, por exemplo, a concentração, que é imprescindível para a resolução de qualquer atividade na escola e na vida, bem como o reconhecimento de algumas figuras geométricas, que estão relacionadas a figuras de geometria plana, espacial e construções presentes no cotidiano (casas, prédios, shopping). Foi possível constatar que uma das potencialidades dos jogos é que eles podem ser usados como recursos didáticos mediadores de aprendizagem, principalmente nas aulas de matemática, nas quais os alunos poderão aprender de forma lúdica e prazerosa, praticando e resolvendo problemas em um contexto semelhante ao que vivenciam cotidianamente.