O artigo trata sobre a prática de três estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Paraná ao longo do Programa da Residência Pedagógica (PRP), realizado no ano de 2022/2023. Tem por objetivo discorrer sobre a importância e contribuições do PRP na formação inicial e continuada dos professores, a qual oportuniza estudantes de cursos de licenciatura a vivenciarem o ambiente escolar num movimento de práxis, e contribuir com os docentes já licenciados a continuação de suas formações. A investigação do artigo é realizada a partir da observação participante e da intervenção pedagógica na turma de terceiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, coletivamente com a professora preceptora da escola localizada em Curitiba-PR. A metodologia adotada prevê a pesquisa qualitativa bibliográfica, em que serão utilizados materiais acadêmicos preexistentes para embasar a pesquisa. O referencial teórico deste trabalho está ancorado na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), fundamentada no marxismo, observando o trabalho docente como mediador do conhecimento científico. Dessa forma, para as autoras, o PRP é uma política para que os estudantes das licenciaturas consigam conhecer a realidade escolar e as práticas pedagógicas que nela acontecem, compreendendo as propostas dos docentes em sala de aula e, também, socializando conhecimentos para colaborar com a formação continuada, que possibilita docentes já licenciados a avançar academicamente em sua área de formação.