A DEMONSTRAÇÃO DA OSMOSE COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104278 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1876 "inscrito_id" => 6956 "titulo" => "A DEMONSTRAÇÃO DA OSMOSE COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "Compreender o processo de osmose é essencial para a compreensão das funções celulares e de sistemas biológicos como um todo. Uma aula experimental deve engajar os estudantes não apenas em um trabalho prático, manual, mas principalmente intelectual. Apresentamos um relato sobre a experiência como pibidianos na Escola Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Manuel Vicente Ferreira Lima no município de Coari-AM A atividade foi realizada em algumas etapas. Primeiramente, o assunto foi apresentado de forma teórica. Em seguida, foi feita a prática para demonstrar a osmose. Foram utilizadas a batata e a cebola. Durante o experimento, os alunos puderam observar que a água migrou das soluções menos concentradas para as mais concentradas, evidenciando o fluxo osmótico. A discussão sobre o que foi observado possibilitou uma maior compreensão do assunto pelos alunos. Essa experiência foi muito enriquecedora, pois a participação no programa possibilitou a oportunidade de conhecer como é a rotina de um professor em seu dia-a-dia, com seus alunos e, através disto, adquirir conhecimento e também observar quais as dificuldades dos alunos e como o professor assume essa tarefa de elaborar suas aulas de forma que venham compreender os assuntos e minimizando as dificuldades dos alunos. A combinação de teoria e prática contribuiu significativamente para uma compreensão mais completa e profunda da osmose e seus efeitos nos sistemas vivos pelos alunos. Como pibidianos, reconhecemos a relevância dessas atividades na nossa formação como futuros educadores, capacitando-nos a transmitir o conhecimento de forma mais envolvente e eficaz." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6956_TB1876_20112023175308.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALYSSO RAMOS SILVA" "autor_nome_curto" => "TALYSSO" "autor_email" => "talyssoramos2106@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104278 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1876 "inscrito_id" => 6956 "titulo" => "A DEMONSTRAÇÃO DA OSMOSE COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "Compreender o processo de osmose é essencial para a compreensão das funções celulares e de sistemas biológicos como um todo. Uma aula experimental deve engajar os estudantes não apenas em um trabalho prático, manual, mas principalmente intelectual. Apresentamos um relato sobre a experiência como pibidianos na Escola Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Manuel Vicente Ferreira Lima no município de Coari-AM A atividade foi realizada em algumas etapas. Primeiramente, o assunto foi apresentado de forma teórica. Em seguida, foi feita a prática para demonstrar a osmose. Foram utilizadas a batata e a cebola. Durante o experimento, os alunos puderam observar que a água migrou das soluções menos concentradas para as mais concentradas, evidenciando o fluxo osmótico. A discussão sobre o que foi observado possibilitou uma maior compreensão do assunto pelos alunos. Essa experiência foi muito enriquecedora, pois a participação no programa possibilitou a oportunidade de conhecer como é a rotina de um professor em seu dia-a-dia, com seus alunos e, através disto, adquirir conhecimento e também observar quais as dificuldades dos alunos e como o professor assume essa tarefa de elaborar suas aulas de forma que venham compreender os assuntos e minimizando as dificuldades dos alunos. A combinação de teoria e prática contribuiu significativamente para uma compreensão mais completa e profunda da osmose e seus efeitos nos sistemas vivos pelos alunos. Como pibidianos, reconhecemos a relevância dessas atividades na nossa formação como futuros educadores, capacitando-nos a transmitir o conhecimento de forma mais envolvente e eficaz." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6956_TB1876_20112023175308.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALYSSO RAMOS SILVA" "autor_nome_curto" => "TALYSSO" "autor_email" => "talyssoramos2106@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }